• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2004.tde-23052007-183501
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Borges Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Zwicker, Ronaldo (Presidente)
Morgado, Eduardo Martins
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha
Título em português
O uso de tecnologias de comunicação baseadas na Internet em treinamentos corporativos a distância: um estudo exploratório em organizações bancárias
Palavras-chave em português
bancos
comunicação
educação
educação a distância
tecnologias de comunicação
treinamento a distância
treinamento corporativo
Resumo em português
O presente estudo teve como objetivo central verificar como participantes de treinamentos corporativos a distância utilizam diferentes formas de comunicação baseadas na Internet. Buscou-se ainda identificar quais são os fatores e estratégias que incentivam e quais barreiras impedem o uso destas formas de comunicação. Para a consecução dos objetivos descritos, realizou-se um levantamento, por meio de entrevistas pessoais, do comportamento de participantes de treinamentos corporativos a distância (denominados ?estudantes?) em cinco organizações bancárias. Este levantamento procurou identificar exatamente como cada participante interagiu com as ferramentas de comunicação durante o período do treinamento do qual participou. Com a finalidade de direcionar o estudo, foram selecionadas quatro ferramentas de comunicação baseadas na Internet: correio eletrônico (e-mail), listas de discussão (newsgroups), auxílio ao usuário (help desk) e bate-papo eletrônico (chat). A seleção foi feita dessa forma uma vez que as tecnologias apresentadas eram comuns a todos os treinamentos estudados. As análises, essencialmente qualitativas, mostraram uma forte preferência do estudantes pelo e-mail como ferramenta de comunicação para os mais diversos propósitos. Mostraram ainda que os estudantes buscam, de forma relativamente organizada, traçar e implementar estratégias, individualmente ou em grupos, de utilização das ferramentas de comunicação com o objetivo de aproveita-las ao máximo, utilizando-as para a maior gama de propósitos possível dentro dos treinamentos. Palavras-chave: educação a distância, treinamento corporativo, comunicação.
Título em inglês
The use of Internet-based communication technology on distance corporate training: an exploratory study on banking agencies
Palavras-chave em inglês
communication
corporate training
distance education
Resumo em inglês
This study has as it?s core objective the verification of how participants of the distance corporate training use different types of internet based communication. There was also a need to identify the main motivational strategies as well as the barriers that restrain the use of this kind of communication. In order to achieve the core objective, a survey based on personal interviews was done on five banking agencies regarding the behavior of current corporate participants of the distance training (known as ?students?). This survey sought exactly how each participant interacted with the communication tools during the training period. In order to focus on the study, four internet communication tools were chosen: e-mail, newsgroups, help desk and chat. The selection was done this way once the technology shown was common in all training studies. The analyses, mostly qualitatives, have shown the students? preferences for the email as a communication tool for a variety of purposes. They have also shown that students seek in a relatively organized way, sketch and implement strategies, individually or in groups, on the use of communication tools aiming to seize them as best they can and using them for all possible purposes within the training.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-08-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.