• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2011.tde-28062011-193521
Documento
Autor
Nome completo
Luiza Venzke Bortoli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Campomar, Marcos Cortez (Presidente)
Shiraishi, Guilherme de Farias
Veloso, Andres Rodriguez
Título em português
Atividades de marketing diante das interações de consumidores de diferentes idades: um estudo em cursos de idiomas
Palavras-chave em português
Administração de marketing
Instituições de ensino
Marketing de serviço
Resumo em português
A interação entre consumidores no encontro de serviços é parte de sua prestação. Essa interação é mais importante em serviços de alto contato. Um dos fatores que influencia na opinião quanto ao comportamento de outros consumidores no ambiente de serviço é a idade. Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar as atividades de marketing referentes ao encontro de serviços quando tratam de consumidores de diferentes idades com verificação de campo em cursos de idiomas. Para atingir esse objetivo, realizou-se, primeiramente, um referencial teórico, abordando serviços, marketing de serviços e o setor de cursos de idiomas. Como método para a pesquisa de campo, utilizou-se o estudo de caso. Tendo em vista que cursos de idiomas é um serviço de alto contato, em que há interação de consumidores de diferentes idades, este trabalho teve aplicação nesse setor. Três cursos de idiomas - Instituto Cervantes de São Paulo, Associação Alumni e CNA Pinheiros - foram analisados, tendo em vista as seguintes atividades de marketing: sistema de informação de marketing, segmentação, posicionamento e composto de marketing de serviços. É possível concluir que as atividades utilizadas pelas empresas para gerenciar o encontro de serviços em que há consumidores de diferentes idades são as mesmas. Há variação em como elas executam essas atividades. Há empresas em que as atividades de marketing são complexas e conforme a teoria, em outras as ações são mais indutivas. Foi possível relatar que, quando as empresas identificam um maior número de segmentos, as atividades de marketing são mais adequadas para atender às necessidades de consumidores de diferentes idades.
Título em inglês
Marketing activities regarding interactions of consumers of different ages: a study in language courses
Palavras-chave em inglês
Education institutions
Interaction of consumers
Marketing
Marketing management
Services marketing
Resumo em inglês
Consumer's interaction during the service encounter is part of the service delivery. This interaction is more important in high-contact services. One of the factors that influence the opinion regarding the behavior of other consumers in the service environment is age. This study aimed at identifying and analyzing marketing activities for the service encounter in language courses when dealing with consumers of different ages. To achieve this goal took place first a theoretical framework, covering services, services marketing and the industry of language courses. The method used for the field research was the case study. Given that language courses provide high-contact services, with interaction among consumers of different ages, this research was done in this sector. Three language courses - Instituto Cervantes de São Paulo, Associação Alumni and CNA Pinheiros - were analyzed in view of the following marketing activities: marketing information system, segmentation, positioning and service marketing mix. It was concluded that the activities used by companies to manage the service encounter in which there are consumers of different ages are the same. There is difference in how they perform these activities. There are companies in which marketing activities are complex and similar to the theory, while in others actions are more inductive. It was possible to describe that when companies identify a larger number of segments, marketing activities are most appropriate to meet the needs of consumers of different ages.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.