• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2009.tde-29052009-091004
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Pinsky
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Zwicker, Ronaldo (Presidente)
Perez, Gilberto
Souza, Cesar Alexandre de
Título em português
O uso do livro eletrônico no ensino superior sob a ótica dos professores universitários e profissionais de editoras
Palavras-chave em português
Digitalização
Inovações tecnológicas
Livros eletrônicos
Mercado editorial
Resumo em português
A digitalização e a popularização da internet podem fazer o livro impresso, que existe há mais de quinhentos anos, desaparecer em um futuro próximo. Diversos produtos pertencentes à mesma indústria de bens informativos, como a música, vêm atualmente sendo entregues pela indústria e consumidos de maneira bastante diferente de alguns anos atrás. Livros continuam sendo majoritariamente consumidos em seu formato impresso. Por quê? O principal objetivo desta pesquisa é identificar as diferenças de percepção sobre a adoção de livros didáticos eletrônicos entre professores universitários e profissionais da indústria editorial. A pesquisa utiliza o método survey e o instrumento desenvolvido por Moore e Benbasat (1991) sobre adoção de inovações. Foram pesquisadas as percepções de professores universitários e profissionais de editoras sobre a possível utilização de livros eletrônicos didáticos no lugar de impressos. As conclusões indicam que os professores estão mais preparados para a utilização de livros eletrônicos do que imaginam os profissionais de editoras.
Título em inglês
Ebook usage in universities from the point of view of professors and publishing company professionals
Palavras-chave em inglês
Digitization
Ebook
Publishing industry
Technological innovation
Resumo em inglês
The digitization and the spread of the internet may result in the extinction of the printed book, that has existed for more than 500 years. Many products that belongs to the same information industry, like thes the music, are currently being provided by the industry and consumed in radically different manners as compared to just few years ago. Books still have been consumed mainly in the printed format. Why is that? The main objective of this research is to identify the differences in perception about the adoption of electronic didactic books among university professors and publishing professionals. This research uses the Survey as its method and the instrument developed by Moore and Benbasat (1991) about the adoption of innovations. Professors´ and Publishing professionals´ perceptions were investigated in what it concerned the possible use of electronic didactic books replacing the printed. It is concluded that professors are more prepared to make use of electronic books than it is imagined by the publishing professionals.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
versaofinal.pdf (534.69 Kbytes)
Data de Publicação
2009-06-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.