• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.12.2012.tde-30082012-154349
Document
Auteur
Nom complet
André Coimbra Felix Cardoso
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Kruglianskas, Isak (Président)
Petroni, Liége Mariel
Brandão, Carlos Eduardo Lessa
Furtado, João Salvador
Gomes, Clandia Maffini
Titre en portugais
O programa estratégico integrado de gestão para o desenvolvimento sustentável
Mots-clés en portugais
Administração de empresas - Aspectos ambientais
Desenvolvimento sustentável
Modelo de gestão
Sustentabilidade
Resumé en portugais
Diante de tantas abordagens sobre gestão da sustentabilidade, é natural que os tomadores de decisão fiquem confusos sobre quais adotar em suas estratégias de gestão da sustentabilidade, e sobre como integrá-las no modelo de negócios. Com o propósito de delinear um programa estratégico integrado de gestão para o desenvolvimento sustentável, o presente estudo analisou as contribuições do modelo de gestão da sustentabilidade de três empresas consideradas pioneiras e de vanguarda neste assunto: Philips do Brasil, Natura Cosméticos e Interface Inc. Como objetivos intermediários, este trabalho buscou: (a) identificar, caracterizar e analisar os mecanismos de estímulo à incorporação da sustentabilidade das empresas pesquisadas; (b) identificar, caracterizar e analisar os conteúdos de sustentabilidade mobilizados nos cinco níveis do Modelo de Gestão da Sustentabilidade (MGS) das empresas; e (c) identificar e discutir as contribuições mais relevantes para, efetivamente, ocorrer o desenvolvimento sustentável. Os procedimentos metodológicos utilizados permitem classificar a pesquisa como qualitativa, estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados mediante duas técnicas: análise de arquivos e documentos da empresa e da produção midiática; e entrevistas com executivos da diretoria. Como resultado, o presente estudo identifica, caracteriza, analisa e discute contribuições nos cinco níveis do MGS das empresas pesquisadas. As três empresas apresentaram contribuições relevantes, porém, as maiores contribuições vieram da Interface, com um entendimento profundo (Nível 1), e uma definição de sucesso em sustentabilidade (Nível 2), fortemente conectados aos demais níveis do modelo de gestão. Finalmente, a partir das discussões, o estudo delineia um Programa Estratégico Integrado de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável (PEIGeDS).
Titre en anglais
Strategic integrated management for sustainable development (SIMSD).
Mots-clés en anglais
Business administration - Environmental aspects
Management model
Sustainable development
Resumé en anglais
Facing so many approaches to sustainability management is natural that the decision makers be confused about what to adopt in their sustainability management and how to integrate them in a business model. With the propose to model a strategic integrated managing program to the sustainable development, this study analyzed the sustainability management model contributions of three companies considered pioneers and avant-garde in this area: Philips do Brasil, Natura Cosméticos e Interface Inc. Like intermediary objectives this work looked for: (a) to identify, characterize and analyze the motivation mechanism (inside and external context) to incorporate the sustainability on the researched companies; (b) to identify, characterize and analyze the Sustainability contents mobilized in the five levels of the companies Sustainability Management Model (SMM); and (c) to identify and discuss the contributions more relevant to the sustainable development effectively. The methodological procedures used allow classify the research as qualitative, case multiple study. The data were collected throw two technics: analysis of the company documents and archives and the production of the media; and interviewing the board executives. The data process was done using the Content and Discourse Analysis. As a result, this study identifies, characterize, analyze and discuss contributions of the SMM researched companies' five levels. However, the biggest contributions came from Interface Inc. with the deep understanding (level 1) and a success definition on sustainability (level 2) strongly connected to the other levels of the SMM. Finally, starting on at the discussion of the main contributions, the study model an Strategic Integrated Management for Sustainable Development (SIMSD).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-09-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.