• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-09102023-192659
Documento
Autor
Nombre completo
André Carlos Nogueira de Mello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Vidal, Luciane Meneguin Ortega (Presidente)
Bestetti, Maria Luisa Trindade
Marques, Jane Aparecida
Cardoso, André Coimbra Felix
Título en portugués
O intraempreendedorismo e a liderança: consolidação de boas práticas através de uma revisão da literatura
Palabras clave en portugués
Cultura corporativa
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo
Líderes e Liderança
Práticas de gestão
Resumen en portugués
Empresas tradicionais que possuem cultura organizacional sólida enfrentam, atualmente, entraves no momento de diferenciar seus produtos e serviços. Novos atores, por exemplo, startups, surgiram no mercado como figuras com alta adaptabilidade, menor burocracias e com capacidade de entregar valor e experiências ao cliente de forma ágil. Não se trata mais de melhoria do modelo operacional, e sim, de uma nova cultura orientada por empreendedores, que surge para confrontar o que antes era tido como conhecido. Nesse cenário, a cultura corporativa apresenta-se como um papel relevante para viabilizar transformações na forma de gerir uma organização. No cenário das startups, lideranças empreendedoras demonstram ser essenciais para engajar seus colaboradores, construindo um ambiente de inovação e de empoderamento. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo foi entender como as lideranças empreendedoras, por meio de práticas, podem viabilizar e catalisar uma cultura intraempreendedora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, baseada em uma revisão da literatura, buscando analisar os conceitos de intraempreendedorismo relacionados às práticas que podem ser implementadas por líderes corporativos. A pesquisa focou em publicações que abordaram ações práticas implantadas por gestores para viabilizar uma cultura intraempreededora, apresentando ações que os líderes podem executar para potencializá-la. Por fim, foi proposto um mapa mental e um framework com a finalidade de auxiliar os gestores e os executivos de grandes corporações a definirem e a implementarem estratégias eficientes na jornada de construção de um ambiente empreendedor. Espera-se, com isso, que a presente pesquisa venha a consolidar boas práticas, capazes de inspirar a aplicação de mudanças organizacionais no contexto empresarial.
Título en inglés
Intrapreneurship and leadership: consolidation of good practices through a literature review
Palabras clave en inglés
Corporate culture
Entrepreneurship
Intrapreneurship
Leaders and Leadership
Management practices
Resumen en inglés
Traditional companies that have a solid organizational culture currently face obstacles when it comes to differentiating their products and services. New players, such as startups, appear in the market with high adaptability, less bureaucracy and with the ability to deliver value and experiences to the customer in an agile way. entrepreneurs that emerges to confront what was previously established. In this scenario, corporate culture is presented here as a relevant role to enable transformations in the way of managing an organization. In startup scenarios, entrepreneurial leaders, prove to be essential to engage their employees, building an environment of innovation and empowerment. Thus, the general objective of this study was to understand how entrepreneurial leaders, through practices, can enable and catalyze an intrapreneurial culture. Therefore, an exploratory qualitative research was carried out, based on a review of the literature, analyzing the concepts of intrapreneurship related to practices that can be implemented by corporate leaders. The research focuses on publications that address practical actions implemented by managers to enhance an intrapreneurial culture, presenting actions that leaders can take to enhance it. Finally, a mind map and a framework were proposed that seek to help managers and executives of large corporations to define and to implement efficient strategies in the journey of building an entrepreneurial environment. It is expected to consolidate good practices capable of inspiring the application of organizational changes in the business context.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.