• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2024.tde-14052024-163519
Documento
Autor
Nome completo
Naira Ferreira Bonifacio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Marques, Jane Aparecida
Schor, Paulo
Siqueira, Jose Antonio Lerosa de
Título em português
Sistematização de programas e atividades para o desenvolvimento de empresas em universidades brasileiras
Palavras-chave em português
Desenvolvimento de empresas
Ecossistema de empreendedorismo nas universidades
Educação empreendedora
Gestão de empreendedorismo
Universidade empreendedora
Resumo em português
As universidades brasileiras passam por um período de intensas pressões da sociedade em relação à sua contrapartida socioeconômica como ambientes provedores de novas tecnologias e de empresas ao sistema nacional de inovação. A tendência mundial aponta que a implementação de programas e de atividades para o desenvolvimento de novas empresas no ambiente universitário é uma das saídas para que essas instituições possam gerar impacto social e econômico para as regiões na qual estão inseridas. No entanto, até o momento, as universidades não estabeleceram uma base sobre a qual rotas estratégicas possam ser adaptadas, indicando atividades que podem ser implementadas em seu contexto organizacional e comunitário, de maneira a estimular e a disseminar o empreendedorismo para construir um ambiente acadêmico empreendedor e consequentemente gerar empresas. O presente trabalho consiste na proposição de um artefato, desenvolvido com base na metodologia Design Science Research, que represente um mapa ecossistêmico do empreendedorismo universitário e que facilite aos diversos atores envolvidos obter uma visão estratégica organizacional no que se refere a quais atividades e quais programas (com foco no estímulo e na disseminação do empreendedorismo) contribuem para criar um ambiente acadêmico empreendedor e consequentemente gerador de empresas. Para tal, o estudo apresenta o conceito de universidade empreendedora e suas implicações na atual estrutura organizacional das universidades brasileiras, bem como os conceitos de educação empreendedora, ecossistema de empreendedorismo em universidades e ciclo de desenvolvimento de empresas. Este material destina-se aos diversos atores da comunidade acadêmica, tais como gestores de núcleos de inovação tecnológica e centros de empreendedorismo, lideranças discentes, docentes e demais envolvidos no processo, visando ao desenvolvimento, à implementação, à gestão e ao fomento de ações estratégicas no ambiente acadêmico de universidades brasileiras.
Título em inglês
Systematization of programs and activies for the development of companies in Brazilian universities
Palavras-chave em inglês
Business development
Entrepreneurial university
Entrepreneurship education
Entrepreneurship management
University entrepreneurship ecosystem
Resumo em inglês
Brazilian universities are going through a period of intense pressure from society in relation to their socioeconomic counterpart as providers of new technologies and companies to the national innovation system. Global trends in this topic points out that the implementation of programs and activities for the development of new companies inside the university is one of the answers to this situation, so they can generate social and economic impact to the regions in which they are inserted. However, universities have not established so far a baseline upon which strategic routes can be adapted, indicating activities than can be implemented in their organizational and community context to stimulate and disseminate entrepreneurship for the construction of an entrepreneurial academic environment and consequent business creation. This work thus proposes an artifact, developed based on the Design Science Research, that represents an ecosystem map of the academic entrepreneurship path to help all involved actors to obtain an organizational strategic vision about which activities and programs (focused on stimulating and disseminating entrepreneurship) contribute to the creation of an entrepreneurial academic environment that generates new companies. To this end, it presents the concept of entrepreneurial university and its implications in the current organizational structure of Brazilian universities alongside the concepts of Entrepreneurship Education, University Entrepreneurship Ecosystem and company life cycle. This material is intended for all the actors of the academic community, such as managers of technological innovation centers and entrepreneurship centers, student and faculty leadership and any other person involved in the process, and it aims the implementation, management, and promotion of strategic actions in the academic environment of Brazilian universities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.