• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-17022020-163518
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Castelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha (Presidente)
Pedroso, Marcelo Caldeira
Pinochet, Luis Hernan Contreras
Sun, Violeta
Título em português
Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
Palavras-chave em português
Eficiência operacional
Gestão de processos
Prestação de serviços em saúde
Resumo em português
Ao se analisar a cadeia de valor do segmento de saúde, nota-se a existência de inúmeros atores, cuja atuação nem sempre acontece de forma sinérgica, tornando complexa a gestão e a geração de valor ao usuário. Pode-se considerar que a somatória das interações do usuário com o sistema, dispostas em uma linha do tempo, resulta em uma jornada do seu relacionamento com o sistema de saúde. Atendendo a premissa de vincular a experiência do pesquisador à um projeto de pesquisa com foco em inovação e empreendedorismo, por meio de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa em uma pesquisa-ação, esse trabalho se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: como melhorar os processos operacionais de atendimento ao usuário em uma prestadora de serviços de saúde? Foram revisadas atividades, pessoas e estrutura da central de atendimento telefônico, e o resultado após a implementação do projeto demonstrou um aumento do registro de atendimentos no sistema de informação de 100,1% e uma diminuição de 47,5% no tempo médio de atendimento ao usuário. Através das ações empreendidas, foi possível concluir que este estudo contribuiu para uma melhoria na eficiência do atendimento ao usuário, gerando uma contribuição efetiva para a empresa estudada.
Título em inglês
Redesign of operational processes in efficiency of patient service in out-of-hospital healthcare units
Palavras-chave em inglês
Health service delivery
Operational efficiency
Process management
Resumo em inglês
When analyzing the value chain of the health segment, one notices the existence of numerous actors, whose performance does not always happen synergistically, making management and the generation of value to the user complex. It can be considered that the sum of user interactions with the system, arranged in a timeline, results in a journey of their relationship with the health system. Given the premise of linking the researcher's experience to a research project focused on innovation and entrepreneurship, through a descriptive research, qualitative approach in an action research, this paper aims to answer the following research question: how to improve Operational processes for user care at a healthcare provider? Activities, people and structure of the call center were reviewed, and the result after project implementation showed a 100.1% increase in information system enrollment and a 47.5% decrease in average customer service time. It is concluded that this study contributed to an improvement in the efficiency of user service, generating an effective contribution to the studied company
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidoAndrea.pdf (3.24 Mbytes)
Data de Publicação
2020-02-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.