• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-26112019-141849
Document
Auteur
Nom complet
Lilia Zambon
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Crescitelli, Edson (Président)
Barreto, Iná Futino
Pereira, Carlos de Brito
Toledo, Geraldo Luciano
Titre en portugais
Modelos organizacionais do departamento de marketing e possibilidades para o mercado editorial brasileiro
Mots-clés en portugais
Estrutura organizacional
Marketing
Mercado editorial
Resumé en portugais
A crise econômica pela qual o país passou, as mudanças no mercado editorial relacionadas ao mercado internacional e os novos concorrentes têm feito com que as editoras brasileiras passem por alterações estruturais e revisões de seus modelos de negócios. Num primeiro momento, enfrentaram uma série de demissões e de reduções orçamentárias. Mas essa situação também tem obrigado as editoras a encontrar formas criativas, inovadoras e mais rentáveis de atuação, visando manter ou ampliar seu faturamento. Isso porque também os próprios hábitos de consumo vêm mudando. Nesse contexto, o papel do marketing dentro de uma editora ganha mais valor e relevância e exige uma atuação que vai além das simples funções que costumava exercer nesse mercado (divulgação dos livros no ponto de venda e nas mídias sociais). E, para que essa atuação seja efetiva, é necessário que o departamento de marketing se estruture de forma adequada. Assim, o objetivo deste projeto foi avaliar a organização estrutural do departamento de marketing nas editoras brasileiras dentro desse contexto. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma editora brasileira. Seu departamento de marketing foi analisado a partir do levantamento do contexto do mercado editorial atual e das funções e atividades do departamento de marketing em quatro outras empresas com atuação no Brasil. Ao final, há uma proposta de estrutura (com responsabilidades e funções) para o caso analisado.
Titre en anglais
Organizational models of marketing departments and opportunities for the Brazilian editorial market.
Mots-clés en anglais
Marketing
Organization structure
Publishing market
Resumé en anglais
Brazilian crisis, the changes in publishing market and new competitors has making publishers face structural changes and business models revision. First, they had a series of layoffs and budget cuts. But this situation has also forced publishers to find creative, innovative and more profitable ways of acting, in order to maintain or increase their revenues. Despite of this, readers habits also have been changing. In this context, the role of marketing inside a publishing house gains more value and relevance and requires an action that goes beyond the simple functions it has traditionally had in this market (point-of-sale books and social media). And, to be effective, the marketing department needs to be properly structured. Thus, the objective of this project is to evaluate the structural organization of the marketing department in a Brazilian publishing house. In order to achieve the results, a Brazilian publishing house was used for a case study. Its marketing department was analyzed considering the current editorial market context and the marketing functions and activities in four other companies operating in Brazil. In the end, a structural proposal (with responsibilities and functions) is presented for the analyzed case.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LiliaCorrigido.pdf (1.80 Mbytes)
Date de Publication
2019-11-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.