• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Silveira Leite
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Molina, Eder Cassola (Presidente)
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Rodrigues, Maria Inês Ribas
Título en portugués
As Ciências da Terra e do Universo e suas possibilidades interdisciplinares: um estudo com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Palabras clave en portugués
Alfabetização Científica.
Educação Básica
Ensino de Astronomia
Material de Apoio
Sequência Didática
Resumen en portugués
A Astronomia é uma das mais antigas ciências criadas pela humanidade. Talvez pelo encantamento de observar as estrelas e perguntar-se o que elas faziam ali, é que o ser humano aperfeiçoou instrumentos que permitiram enxergar além de seus próprios olhos. Embora seja uma ciência antiga, mantém-se moderna e está em constante transformação, e suas contribuições são relevantes até os dias atuais. No contexto escolar, a Astronomia tem o potencial de encantar e fascinar; entretanto, o que vivenciamos é uma desvalorização de sua importância pela abordagem do tema em sala de aula, que algumas vezes é inadequada Os professores, de modo geral, mostram-se despreparados para tratarem de um assunto tão complexo, cometendo muitos equívocos, apoiados em livros didáticos. A proposta deste trabalho foi a elaboração de uma Sequência Didática interdisciplinar para trabalhar assuntos relacionados a conceitos básicos das ciências da Terra e do Universo, focando o Sistema Solar, e comparando as diferenças da Terra com os demais planetas. A SD foi planejada de acordo com a validação no processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração), para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Fruto disso é a organização de um Material de Apoio ao professor, que qualquer profissional da educação pode utilizar e adaptar ao seu contexto. Deseja-se com esta proposta promover a ampliação dos estudos de Astronomia e das Ciências da Terra nas escolas, de modo a oferecer aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental atividades que proporcionem uma aprendizagem significativa e motivadora, estimulando a aquisição da alfabetização científica, por meio da investigação e pesquisa. Espera-se favorecer com isso a compreensão de que o estudo de Astronomia e do planeta Terra pode contribuir com todas as áreas do conhecimento.
Título en inglés
AS CIÊNCIAS DA TERRA E DO UNIVERSO E SUAS POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave en inglés
Astronomy teaching; didactic sequence; basic education; support material; scientific literacy
Resumen en inglés
Astronomy is one of the most ancient sciences created by humanity. Perhaps its because of the fascination of observing the stars and wondering what were they doing there that human beings improved the tools that allow us to see beyond our eyes. Even though its an ancient science it remains modern and is in constant transformation, and its contributions are revelant up until now. In an educational context, Astronomy has the potential to fascinate, although what we experience in practice is the devaluation of its importance due the approach of the theme in classrooms, which is at times inadequate. Teachers, in general, present themselves unprepared to explain such complex matters, making several mistakes based on textbooks. The proposal of this work was the elaboration of an interdisciplinary didactic sequence to work with topics related to basic concepts regarding Earth and Space/Astronomical Sciences, with a focus on the solar system, and the comparison of the differences between Earth and the other planets. The didactic sequence was planned according to the validation in the EAR (elaboration, application and re-elaboration) for fifth grade students. Its result is the organization of a teachers guide so that any education professional can use and adapt it to his/her context. The main point of this proposal is to promote a broadening of Astronomy and Earth Science studies in schools in order to offer primary school teachers activities that provide a meaningful and motivating learning experience, stimulating the acquisition of scientific literacy through investigation and research. With this work we hope to encourage the comprehension that Astromomy and Earth studies can contribute within all the knowledge areas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-09-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.