• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2019.tde-29012018-224420
Documento
Autor
Nombre completo
Danilo Miranda Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Teixeira, Ramachrisna (Presidente)
Romanatto, Mauro Carlos
Souza, Ronaldo Eustaquio de
Título en portugués
O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático
Palabras clave en portugués
Ciências
Conceito de Espaço
Ensino
História da Astronomia
Resumen en portugués
O conceito de espaço é um dos mais fundamentais da natureza e tem sido, ao longo da história da ciência, objeto de estudo de diversos filósofos, físicos e também astrônomos. Do ponto de vista epistemológico, este conceito foi de grande importância para algumas das mais famosas visões cosmológicas: desde a concepção aristotélica, passando pela gravitação newtoniana até a formulação da teoria geral da relatividade. Por outro lado, reconstruir a evolução das medidas de distancias astronômicas é uma forma de abordar a própria história da Astronomia. Essa história é repleta de construções, desconstruções e mudanças de paradigmas. Tal dinamismo é um elemento instigante e motivador, mas estranhamente não se reflete, na maioria dos casos, nos livros didáticos e nas aulas de ciências como um todo. Este trabalho consiste na elaboração e na aplicação de um material didático composto por atividades e oficinas que, utilizando as muitas formas de abordar pedagogicamente o conceito de espaço, buscam estimular alunos e até mesmo professores a refletir sobre como nos relacionamos com a natureza por meio da ciência. As atividades, construídas e aplicadas, ao longo de dois anos, a alunos do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, foram divididas segundo dois objetivos específicos. As primeiras exploraram algumas questões ainda em aberto estudadas pela física de partículas e a grande controvérsia existente durante séculos que marcou a transição da visão Geocêntrica para a Heliocêntrica no século XVI. Tais questões foram elaboradas no sentido de ressaltar o quão dinâmico é o nosso entendimento sobre a natureza. A segunda parte do trabalho de campo consistiu na elaboração e na aplicação de oficinas de determinação de distâncias astronômicas por métodos consagrados ao longo da história da ciência. O relato dos alunos e a avaliação dos resultados das oficinas nos mostraram que, de fato, os famosos experimentos reconstruídos pelos alunos durante as oficinas levaram a resultados próximos dos valores conhecidos pela literatura e, muito mais importante, revelaram o caráter dinâmico e evolutivo do conhecimento científico.
Título en inglés
THE CONCEPT OF SPACE AND THE EVOLUTION OF ASTRONOMICAL DISTANCES: CONSTRUCTION OF A DIDACTIC MATERIAL
Palabras clave en inglés
concept of space
history of Astronomy
science
teaching
Resumen en inglés
The concept of space is one of the most fundamental of the nature and it has been, throughout the history of science, an object of study by several philosophers, physicists and astronomers. From the epistemological point of view, this concept has been of great importance for some of the most famous cosmological visions: from the Aristotelian conception, through Newtonian gravitation until the formulation of the General Theory of Relativity. On the other hand, reconstructing the evolution of measurements of astronomical distances is a way of approaching the history of astronomy itself. This story is full of constructions, deconstructions and paradigmatic changes. Such dynamism, despite being an exciting and motivating element, has not been reflected in textbooks and in the general learning of science. This work consists in the elaboration and application of a didactic material composed by activities and workshops that, considering the plenty of approaches for the concept of space in the pedagogical context, seeks to stimulate students and even teachers to reflect on how we relate to nature through science. The activities were prepared and applied over two years to students from the last year of elementary school, and first year in high school, those activities were grouped according to two specific objectives. The first one intended to explore some open questions studied by particle physics and the great controversy over the centuries that marked the transition from the Geocentric to the Heliocentric view in the sixteenth century. Both questions wished to emphasize how dynamic our understanding of nature is. The second part of the fieldwork consisted of the elaboration and application of workshops to determine some astronomical distances by methods well established throughout the history of science. The students' reports and the evaluation of the workshops results showed that, in fact, the famous experiments reconstructed by them during the workshops led to results close to the values known by the specific literature and, more importantly, revealed the dynamic and evolutionary character of the scientific knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-01-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.