• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.1996.tde-01022024-130121
Documento
Autor
Nombre completo
Mirandulina Maria Moreira Azevedo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1996
Director
Tribunal
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Gilioli, Ubyrajara Gonsalves
Mauro, Jose Eduardo Marques
Título en portugués
A experiência de Lina Bo Bardi no Brasil (1947-1992)
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Arquitetura (Brasil)
Arquitetura moderna (Brasil)
Lina Bo Bardi (1914-1992)
Resumen en portugués
A experiência de Lina Bo Bardi no Brasil (1947-1992) configura-se de um lado, na perspectiva da situação cultural específica do Modernismo brasileiro, o qual se orientou desde sua gênese no projeto de uma identidade brasileira; e de outro lado, por certos aspectos que a particularizam face ao espectro do moderno na arquitetura do país. São fatores relevantes e originais a experiência com museus e exposições, a visão de projeto e obra e a experiência exemplar com restauro. A correspondência entre as instâncias do político e do cultural no país e a experiência da arquiteta apontam três démarches sucessivas. Na primeira fase Projeto de Brasil Moderno (1947-1957), a instância cultural geral era perpassada pela ideologia da Modernidade, sendo assimilada sem restrições por Lina Bo. As outras fases Memória do Brasil Arcaico (1957-1964) e Invenção da Memória brasileira (1976-1992) são respostas originais e críticas à tendência regressiva do meio cultural no país. A arquiteta percorreu um caminho próprio, onde nos últimos tempos realizou uma arquitetura em escala expressionista que superava os limites do belo ocidental e encontrava as raízes da pobreza brasileira e sua peculiar religiosidade. Neste aspecto talvez tenha sido a única a assumir plenamente a nossa decantada ambigüidade.
Título en inglés
Not available.
Palabras clave en inglés
Not available.
Resumen en inglés
The experience of Lina Bo Bardi (1947-1992) is drawn up, on the one hand, in the perspective of the specific cultural situation of brazilian Modernism, which was guided, since its beginning, by the conception of a national identity, and on the other hand, by certain feature that individualized it in relation to the Modern Movement within brazilian architecture. Meaningful and unprecedented is her experience with museums and exhibitions, her view of design, and the distinguished involvement with restorations. The correspondence between the cultural and political instances of Brazil and the experience of the attest three successive steps: In the first phase Project of Modern Brazil (1947-1957), the instance of culture was permeated by the ideology of Modernity, being assimilated with no restrictions by Lina Bo. The other phases Memory of Archaic Brazil (1957-1964) and Invention of Brazilian (1976-1992) are inventive answers and criticisms to the regressive trend of the cultural environment in Brazil. The architect made her own approach, and recently accomplished an architecture in expressionist scale that surpassed the bounds of occidental beauty and met the roots of Brazilian poverty and its peculiar religiosity. Considering this feature, perhaps she was the only one to stand for our acclaimed ambiguity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.