• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.16.2005.tde-11092006-121554
Documento
Autor
Nombre completo
Claudio Silveira Amaral
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Meneguello, Cristina
Munari, Luiz Americo de Souza
Santos Filho, Gildo Magalhaes dos
Silva, Fernanda Fernandes da
Título en portugués
John Ruskin e o desenho no Brasil
Palabras clave en portugués
Arte
Educação
Resumen en portugués
O assunto principal do critico de arte inglês do século XIX John Ruskin foi uma teoria da percepção cujo objetivo era o ensino do desenho para a sociedade industrial. No século XIX o ensino do desenho era considerado uma politica industrial, e no Brasil não foi diferente. A vinda da família real ao país deflagrou o nosso primeiro projeto de industrialização com base no ensino do desenho. A Missão Francesa veio fundar aqui duas escolas, uma para as artes liberais e outra para as artes Mecânicas. O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro foi fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Bethencourt da Silva. Rui Barbosa foi sócio honorário do Liceu e leitor de John Ruskin. Muitas das idéias de Ruskin estão presentes no método de ensino do desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
Título en inglés
John Ruskin and the teaching of design in Brazil
Palabras clave en inglés
Art
Education
Resumen en inglés
John Ruskin wrote about painting, architecture, political economy, geology, religion and nature. His intention was to relate these subjects to a logic he assumed exists in nature. Different things constructing harmony, a natural order. He lived in the so called Industrial Revolution period and his writings were to propose a natural logic to modern society. In this mater, the teaching of design appeared as an industrial policy. These thoughts belonged to the Brazilian first industrial policy . Rui Barbosa used Ruskin´s logic to create the Teaching Reform Policy and to talk about the teaching of design in the Arts and Crafts School of Rio de Janeiro.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Amaral_tese.pdf (5.80 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-05-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.