• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2005.tde-20042011-143408
Documento
Autor
Nome completo
Maria Luiza Corrêa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Gilioli, Ubyrajara Gonsalves
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Munari, Luiz Americo de Souza
Stroeter, Joao Carlos Rodolpho
Título em português
Olhar (-se): pela poética na arquitetura
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna
Projeto de arquitetura
Teoria da arquitetura
Resumo em português
Trata-se de trabalho realizado por uma arquiteta e professora de projeto que pretende mostrar a importância da observação direta das poéticas dos arquitetos, tanto para a produção da arquitetura quanto para sua teoria e seu ensino. Ele se baseia na idéia de uma separação entre os campos da história, da crítica e da teoria da arquitetura, esta não tendo um caráter valorativo, mas sendo vista como um catalisador da produção. Nessa posição de frente, a teoria necessariamente passa a necessitar das poéticas dos próprios arquitetos o lugar onde a invenção ocorre. A valorização das poéticas também se explica pela crise por que passa o pensamento racionalista em todas as disciplinas, a qual permite o aparecimento do pluralismo de idéias e o afrouxamento da dicotomia subjetividade/objetividade. Essas poéticas, embora revelem idéias e conceitos particulares, forjam permanentemente uma teoria mais geral, através do diálogo com outras poéticas, a crítica e a história. Para isso ela analisou seus próprios projetos realizados entre 1970 e 1990 e entrevistas e projetos de outros arquitetos publicados de 1990 até o momento.
Título em inglês
Look up: by the poetics of architeture
Palavras-chave em inglês
Architecture design
Architecture theory
Modern architecture
Resumo em inglês
This is a work realized by a woman architect and project teacher that demands to show the importance of direct observation of architects poetics, for the architectural production as much as for theory and teaching. Its based on the idea of a separation between the areas of history, criticism and architecture theory, this one with no valorizing character, but considered as a production catalyser. In this front, theory necessarily needs poetics of its own architects the place where invention occurs. Poetics valoriazation also explains by crisis that attains rationalistic thought in all points os view, as well as allows the appearing of ideas pluralism and slackening of dycotomy subjectivity/objectivity. This poetics although reveals particular ideas and concepts, permanently forges a more general theory by the dialog among other poetics, criticism and theory. On the strenght of it, she analyzed her own projetcs, realized between 1970 and 1990, teoria da interviews and projects of other architects, published from 1970 up till now.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TESE_MLC_COMPLETA.pdf (23.79 Mbytes)
Data de Publicação
2011-04-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.