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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2009.tde-05052010-114620
Documento
Autor
Nome completo
Renata Zambon Monteiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Bruna, Gilda Collet (Presidente)
Campos Neto, Candido Malta
Jorge, Wilson Edson
Martens, Ingrid Schmidt Hebbel
Romero, Marcelo de Andrade
Título em português
Escolas para cursos de gastronomia: espaços, técnicas e experiências
Palavras-chave em português
Avaliação pós-ocupação
Centro Universitário
Escolas de gastronomia
SENAC(SP)
Resumo em português
O presente trabalho apresenta um estudo sobre projetos para escolas de gastronomia. Sua realização foi pautada em pesquisas sobre escolas de gastronomia do Brasil e do exterior onde por meio de pesquisas bibliográficas, em meios eletrônicos, visitas técnicas e entrevistas, pode-se conhecer esse tipo de projeto, cujo embasamento técnico é muito pouco conhecido. Como objeto de estudo e para que fosse conhecida e conferida a qualidade de projeto em uma das instituições de grande renome na área, foi escolhido o Centro Universitário SENAC São Paulo, com os campi SENAC Campos do Jordão e SENAC Santo Amaro. A metodologia utilizada foi a de Avaliação Pós-Ocupação (APO) com o uso de métodos e técnicas como walkthrough, registros fotográficos, entrevistas com perguntas abertas para participantes do projeto, questionários para alunos e professores e embasamento teórico de legislações. Ao término da pesquisa pode-se concluir que os campi SENAC, estão na maioria dos itens relevantes, adequados às legislações existentes e as expectativas dos usuários.
Título em inglês
Culinary schools: spaces, techniques and experiences
Palavras-chave em inglês
Centro Universitário
Culinary schools
Post-occupancy evaluation
SENAC (SP)
Resumo em inglês
The present work presents a study on projects for culinary schools. Its accomplishment was based in research on schools of culinary of Brazil and the exterior where by means of bibliographical research, in half electronic, visits techniques and interviews, this type of project can be known, whose basement technician is very little known. As study object and so that it was known and conferred the quality of project in one of the institutions of great reputation in the area, Centro Universitário SENAC São Paulo was chosen, with campus SENAC Campos Jordão and campus SENAC Santo Amaro. The used methodology was of Post-Occupancy Evaluation with the use of methods and the techniques as walkthrough, photographic registers, interviews with questions opened for participants of the project, questionnaires for pupils and teachers and theoretical basement of law. To the ending of the research campi SENAC can be concluded that, is in the majority of the excellent item, adjusted to the existing law and the expectations of the users.
 
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Data de Publicação
2010-05-13
 
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