• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2024.tde-09052024-115224
Documento
Autor
Nombre completo
Christiane Shashiki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Mülfarth, Roberta Consentino Kronka (Presidente)
Costa, Angelina Dias Leão
Luz, Bruna
Título en portugués
Caminhabilidade e acesso à escola: avaliação de acessibilidade e desempenho ergonômico
Palabras clave en portugués
Acessibilidade
Caminhabilidade
Crianças com deficiência
Entorno escolar
Ergonomia
Resumen en portugués
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiu que as crianças com deficiência devem ser integradas ao sistema comum de educação, porém não definiu como deve ocorrer esta integração, nem como os espaços já existentes poderiam ou deveriam ser adequados para permitir esta inclusão. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2018, 85,9% dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades estavam matriculados em classes comuns. Definiu-se como objeto de estudo desta pesquisa a adaptação do entorno e do acesso externo à escola para a caminhabilidade e inclusão de pessoas com deficiências, considerando a acessibilidade e a avaliação de desempenho ergonômico do entorno da escola. Compreendendo a ergonomia conforme definido por Mülfarth (2017, p. 1), integrada com os elementos estruturadores físico, ambiental, psicológico e cultural, a partir de embasamento pautado em pesquisa bibliográfica, foi realizada avaliação quantitativa e qualitativa do entorno escolar em quatro escolas de ensino fundamental no município de São Paulo. Foi realizada uma análise integrada considerando os aspectos físicos e ambientais do entorno das escolas, a partir do levantamento das normas vigentes e da bibliografia, de observações in loco e das avaliações de percepção dos usuários, por meio de entrevistas gravadas com pessoas chave e da aplicação de questionários, com a participação de crianças mediante a obtenção de autorização e colaboração dos profissionais da escola. Inicialmente, os entornos das escolas foram avaliados separadamente, com a elaboração de mapas de diagnósticos e recomendações. Os dados obtidos nos estudos de caso foram analisados e comparados. A partir destas análises conjuntas, foram propostas diretrizes para mapeamento de desempenho ergonômico do entorno das escolas e diretrizes de projetos para adaptação dele, visando a melhoria dos ambientes em relação à caminhabilidade, acessibilidade e inclusão.
Título en inglés
Walkability and access to school: assessment of accessibility and ergonomic performance
Palabras clave en inglés
Accessibility
Children with disabilities
Ergonomics
School surroundings
Walkability
Resumen en inglés
The National Education Guidelines and Bases Law defined that children with disabilities must be integrated into the common education system, but it did not define how this integration should occur, nor how existing spaces could or should be adequate to allow this inclusion. According to data from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), in 2018, 85.9% of students with disabilities, global pervasive developmental disorders or high abilities were enrolled in common classes. This study aims to analyze the adaptation of the surroundings and the external access to the school for the walkability and inclusion of people with disabilities. I considered the accessibility and the evaluation of ergonomic performance of these areas to achieve that. The definition of ergonomics adopted is integrated with the physical, environmental, psychological, and cultural structuring elements as defined by Mülfarth (2017, p. 1). A quantitative and qualitative evaluation of the school environment was carried out in four elementary school surroundings in the city of São Paulo based on bibliographical research. An integrated analysis was done considering the physical and environmental aspects of the surroundings of the schools. This analysis was based on the comparison survey of current norms, the academic bibliography, on-the-spot observations and evaluations of users' perception. These data were obtained through interviews with key people, application of questionnaires and with the participation of children by obtaining authorization and collaboration from school professionals. Initially, the surroundings of the schools were evaluated separately, with the elaboration of maps of diagnoses and recommendations. Data obtained from case studies were analyzed and compared. Based on these joint analyses, guidelines were proposed for mapping the ergonomic performance of the surroundings of schools and project guidelines for adapting them, aiming at improving environments in terms of walkability, accessibility, and inclusion.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.