• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2009.tde-10032010-153112
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Gonçalves Boskovitz Royzen
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Puntoni, Geraldo Vespaziano (Presidente)
Carlo, Ualfrido Del
Florio, Wilson
Título em português
Os recursos da computação gráfica na elaboração de projetos
Palavras-chave em português
Protótipo digital
Recursos do CAD
Sistema CAD
Resumo em português
A informática tem um amplo campo de atuação e sua evolução não tem sido apenas em direção à conquista de mais capacidade de memória e velocidade, mas principalmente no que tange aos três elementos básicos da comunicação: emissor, mensagem e receptor. As interfaces estão sendo otimizadas para que os usuários aumentem suas condições de concepção de projetos e diminuam o tempo necessário para adquirir conhecimento técnico e habilidade no manuseio. Sem dúvida, o computador ainda é motivo de travamento da fluidez do pensamento e ação sobre o mesmo, afinal investem-se tempo e memória para o aprendizado do manual de instrução ou tutoriais, se assim preferirem. Diante deste contexto em que todos se vêem acoplados a vários sistemas computacionais complexos, o recorte para este trabalho restringiu-se a um pequeno universo referente ao aprendizado da computação gráfica no curso de Arquitetura e Desenho Industrial da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado FAAP. Não houve a pretensão de se aprofundar a análise na área de ensino e aprendizado por falta de tempo para o domínio de um conhecimento no assunto, mas a essência é o alerta para os profissionais do ensino superior, no caso o curso de Arquitetura, se conscientizarem do amplo espectro de possibilidades de recursos computacionais como ferramenta didática para a concepção de modelos explorativos objetivando um aumento no tempo da investigação.
Título em inglês
Graphic computer resources in the working up of projects
Palavras-chave em inglês
CAD resources
CAD systems
Digital prototype
Resumo em inglês
Information Technology provides a large range and its development is not only to improve memory and speed capacity but mainly to get the three basic principles of connection : sender, message and receiver. Interfaces have been optimized for users to add their possibilities of projects conceiving and to shorten the necessary time to acquire technical knowledge and handling abilities. Certainly, computer restrains thought streams and proceedings about it, so it has been invested in time and report for learning the instruction manual or tutorials, whether it is preferred. Due to this argument it becomes known that people are attached to several systems , then the aim of this project has restricted to a limited subject referring to learning of graphic design in the Architecture Course and Industrial Draw at FAAP - Fundação Armando Alvares Penteados Plastic Arts College. The claim was not to make a profound analysis in educational area in default of time to research about it more, but the most important is the advice to all graduated professionals, mainly the Architecture course ones, to keep aware about the large computer resources possibilities as a pedagogical tool to develop models, resulting in more time for researching.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-03-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.