Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2019.tde-17012019-145820
Documento
Autor
Nome completo
Isabel Maria de Melo Borba
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Ronconi, Reginaldo Luiz Nunes (Presidente)
Moassab, Andréia da Silva
Pompeia, Roberto Alfredo
Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Segnini Junior, Francisco
Título em português
Ensino de arquitetura e urbanismo - UTFPR na prá¡tica.
Palavras-chave em português
Canteiro experimental
Ensino de arquitetura e urbanismo
Integração entre teoria e prática
Novas propostas pedagógicas
Qualidade de vida nas universidades
Resumo em português
A tese investiga o ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, enfatizando a experimentação prática e as possíveis aplicações nos seus contextos locais. Apresenta como estas atividades têm sido desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e como a história de 108 anos da instituição, ligadas ao ensino tecnológico, influenciam as bases pedagógicas do curso. Apresenta também uma proposta para melhoria da qualidade de vida nas universidades, aplicada à UTFPR. Examina doze novos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Instituições Federais no Brasil, com o máximo de dez anos (2006-2016), apresentando a forma como estes cursos, integrados com as comunidades locais, vêm contribuindo para o ensino. Organiza duas descrições históricas, uma referente à evolução dos cursos no Brasil, culminando em uma base cadastral dos mesmos, a qual mostra uma análise pouco positiva referente às avaliações dos cursos. Outra, refere-se aos aspectos pedagógicos gerais e aplicados ao ensino de arquitetura e urbanismo, os quais apontam para novas formas de pedagogias mais abertas, e a importância do Canteiro Experimental como eixo estruturante nos cursos. Diante destas constatações, as quais indicam a necessidade da mudança de paradigmas no ensino superior no Brasil, são propostos conceitos norteadores que podem contribuir para novos caminhos em busca da excelência na formação profissional do arquiteto e urbanista.
Título em inglês
Dado não fornecido pelo autor.
Palavras-chave em inglês
Architecture and urban planning teaching methods,
Experimental construction
Integration between theory and practice
New pedagogical proposals
Quality of life in universities
Resumo em inglês
The present thesis investigates how Archicture and Urban Planning is taught in Brasil, emphasizing the practical experimentation and possible applications in its local contexts. It presents how these activities have been developed in the Undergraduate course of Architecture and Urban Planning at Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and how 108 years of history , together whit technological teaching, have influenced the pedagogical bases of the course. In addition, it presents a project to improve the quality of life in the universities, applied to UTFPR. It searches twelve new undergraduate programs of Architecture and Urban Planning at Federal Institutions in Brazil, ten-years old maximum (2006-2016), showing how these courses, integrated whit local comunnities, have been contributing to education. This research organizes two historical descriptions. One about the evolution of the courses in Brazil - that culminates in a data base that shows a not very positive analysis of those courses evaluation. Furthermore, it refers to the general pedagogical aspects and its application to the teaching of Architecture and Urban Planning, which point to new kinds of more open pegagogies, and the importance of the Experimental Construction as a structuring axis in the courses. Considering these findings, which indicate the need of a paradigm shift in higher education in Brazil, guiding concepts are proposed that may contribute to new paths in the search of excellence in the professional training of the Architect and Urban Planner.
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Data de Publicação
2019-01-30