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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2010.tde-25112010-145910
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Mendonça
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Romero, Marcelo de Andrade (Presidente)
Andrade, Claudia Miranda Araujo de
Oliveira, Claudia Terezinha de Andrade
Ornstein, Sheila Walbe
Silva, José Carlos Plácido da
Título em português
A inclusão dos "home offices" no setor residencial no município de São Paulo
Palavras-chave em português
Tecnologia da comunicação
Tecnologia da informação
Teletrabalho
Trabalho em domicílio
Resumo em português
A função de trabalho de escritório e suas atividades pertinentes, cada vez mais se fundem com a rotina da vida doméstica dos grandes centros urbanos, impulsionados pelas novas tecnologias de comunicação e informação, pelas novas modalidades de relações trabalhistas e pela condição de mobilidade urbana cada vez mais caótica. Os lançamentos imobiliários recentes adotaram o Home Office em seus prospectos de vendas como mais um atrativo na decisão de compra do cliente, o que pode ser analisado como uma tendência de que o mercado promotor de unidades habitacionais esteja indo de encontro com as necessidades e exigências dos usuários e o Escritório Residencial é uma delas. Em um primeiro momento, este trabalho investiga as inserções dos espaços para o trabalho de escritório nos lançamentos imobiliários com o objetivo de identificar quais os ambientes que cederam área física ou que coexistem com as atividades desta função; e, posteriormente investiga as condições dos postos de trabalho no que se refere a algumas questões ergonômicas, estudando estas condições à luz de parâmetros de conforto pré estabelecidos.
Título em inglês
The inclusion of Home Offices in the residential sector in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Communication technology
Information technology
Teleworking
Work at home
Resumo em inglês
The office work and its activities are mixing with the routine of the domestic life of the great urban centers, stimulated by new communication and information technologies, new modalities of working relationships and the chaotic conditions of urban mobility. The recent real estate launchings had adopted the home office in its sales prospects as one plus attractive in the customers decision of purchase, what it can be analyzed as a trend of that the promotional market of dwelling units target is to supply the necessities and requirements of the users and the home office is one of them. This research investigates the insertions of the spaces for the office work in the residential real estate launchings with the objective to identify to which the environments that had yielded physical area or that they coexist with the activities of this function; and, later investigates the work place conditions, analyzing some human factors questions, comparing these conditions with the comfort standards.
 
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MARCELO_MENDONCA.pdf (35.13 Mbytes)
Data de Publicação
2010-12-01
 
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