• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2012.tde-29052012-111152
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Portella Prado Galhano Venezia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Ono, Rosaria (Presidente)
Carlo, Ualfrido Del
Melhado, Silvio Burrattino
Mitidieri Filho, Cláudio Vicente
Silva, Valdir Pignatta e
Título em português
Avaliação de risco de incêndio para edificações hospitalares de grande porte: uma proposta de método qualitativo para análise de projeto 
Palavras-chave em português
Análise de risco
Códigos prescritivos
Edifício hospitalar
Segurança contra incêndio
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um método de análise de risco qualitativo que propicie um nível de segurança contra incêndio adequado ao risco esperado em uma edificação hospitalar de grande porte, visto que o estrito atendimento às exigências de códigos e regulamentações prescritivas podem não garantir um adequado nível de segurança contra incêndio. O método baseou-se na metodologia de análise de risco qualitativa e em técnicas de gestão de risco corporativo. O trabalho resultou no Método de Avaliação de Risco Incêndio Hospitalar (MARIH). O MARIH foi idealizado com o intuito de demonstrar que, a partir da identificação e da análise dos principais riscos de incêndio em edifícios hospitalares, é possível tomar medidas adequadas para minimizar tais riscos, ainda na fase de projeto, e implementar medidas de controle (tratamento), tornando a edificação mais segura em relação à ocorrência de incêndios, sem necessariamente onerar sua construção. O método MARIH foi concebido para atuar como uma ferramenta para o desenvolvimento do projeto, com vistas a elevar o nível de segurança contra incêndio nas edificações hospitalares. Além disso, pretende-se, com o uso dessa ferramenta, demonstrar aos projetistas e empreendedores a importância da inserção adequada e da integração da segurança contra incêndio no processo de projeto de edificações de grande porte e complexas.
Título em inglês
Fire Risk Assessment Method for Hospital Buildings - A Qualitative Method Proposal for Design Analysis
Palavras-chave em inglês
Fire safety
Hospital buildings
Prescriptive cod
Risk analysis
Resumo em inglês
In view of the fact that requirements of prescriptive codes are not always enough to guarantee fire safety to hospital buildings, this study proposes and develops a qualitative method of risk analysis aiming to provide an adequate level of fire safety for such a type of building. The method named Fire Risk Assessment Method for Hospital Buildings (Método de Avaliação de Risco Incêndio Hospitalar - MARIH) is based on qualitative risk analysis methodology and on corporate risk management techniques. The method was developed in order to prove that, by the identification and the analysis of the main fire risks in hospitals, countermeasures may be taken to reduce such risks, still during the design process, without increasing construction costs. The MARIH method is proposed as a design tool so as to improve the fire safety level in hospital buildings, emphasizing how important fire safety is along the design process as well.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-06-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.