• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2013.tde-04042013-115331
Documento
Autor
Nome completo
Ethel Leon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Lourenco, Maria Cecilia Franca (Presidente)
Belluzzo, Ana Maria de Moraes
Katinsky, Julio Roberto
Mira, Maria Celeste
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Título em português
Design em exposição: o design no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1968-1978), na Federação das Indústrias de São Paulo (1978-1984) e no Museu da Casa Brasileira  (1986-2002)
Palavras-chave em português
Design brasileiro
Exposições
Heteronomia
Historiografia
Museus
Resumo em português
O trabalho configura uma contribuição para os estudos do campo do design brasileiro. Avalia iniciativas institucionais brasileiras de expor publicamente design, particularmente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com as Bienais de Design e o Instituto de Desenho Industrial; na Federação das Indústrias de São Paulo e no Museu da Casa Brasileira, reconhecendo-as como momentos de construção do campo. As concepções de design em jogo, sua aproximação com a esfera doméstica e sua heteronomia estão em questão, apontando para mudanças do próprio conceito de design no Brasil de 1970 a 2002. Revela como os projetos de design industrial e público dos anos 1970 têm sido ignorados em nossa historiografia.
Título em inglês
Exhibiting design : design in Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1968-1978), in Federação das Indústrias de São Paulo (1978-1984) and in Museu da Casa Brasileira (1986-2002)
Palavras-chave em inglês
Brazilian design
Exhibitions
Heteronomy
Historiography
Museums
Resumo em inglês
This work is a contribution to the Brazilian design field studies. It evaluates Brazilian institutional actions of exhibiting design, particularly in Rio de Janeiro's Modern Art Museum (MAM-RJ), its Design Biennales and Industrial Design Institute. It also studies design exhibitions in the São Paulo's Industries Federation (FIESP) and in Museu da Casa Brasileira (Brazilian House Museum). All of them representing the construction of the field moments. Different concepts of design, its proximity with the domestic sphere and its heteronomy are put in debate, pointing to changes of design concept in Brazil between 1970 and 2002. This study reveals how public and industrial design of the 1970s has been ignored in Brazilian historiography.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-05-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.