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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.16.2018.tde-06122018-171435
Document
Auteur
Nom complet
Carila Spengler Matzenbacher
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Wisnik, Guilherme Teixeira (Président)
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
Sá, Luiz Henrique da Silva e
Titre en portugais
Arquitetura teat(r)al urbaní­stica: transformação do espaço cênico - Teat(r)o Oficina [1958-2010]
Mots-clés en portugais
Arquitetura cênica
Arquitetura teatral
Teatro Oficina
Urbanismo cênico
Resumé en portugais
Este projeto investiga o amalgamar da linha histórica das transformações arquiteturais do Teatro Oficina, com suas descobertas estético-cênico-teatrais pela, hoje, Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. Suas inter-relações definidoras, tais como: suas arquiteturas cênicas e urbanísticas, a primeira feita pelo arquiteto Joaquim Guedes, a segunda por Flávio Império e Rodrigo Lefèvre e a terceira por Lina Bo Bardi e Edson Elito. Ou seja, como arquitetura surge a partir da necessidade estética cênica, sendo essa necessidade mutável e em constante transformação, e seu duplo/inverso, como o reflexo das encenações gerou e gera diferentes espaços de atuação. Como o espaço da cena, a arquitetura e o urbanismo, são elementos definidores da linguagem teatral no Teat(r)o Oficina, e seu caminho inverso, como a linguagem teatral da companhia é definidora das configurações de seu espaço arquitetônico e urbanístico. Entendendo a imagem do "atravessar paredes", do "desejo do fora", como pulsão propulsora para todas as revoluções artísticas ali alcançadas.
Titre en anglais
Dado não fornecido pelo autor.
Mots-clés en anglais
Scenic Architecture
Scenic Urbanism
Teatro Oficina
Theatrical Architecture
Resumé en anglais
This project investigates the junction of the historical line of architectural transformations of Teatro Oficina, with its aesthetic-scenic-theatrical discoveries by today, Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. Its defining interrelations, such as: its scenic and urbanistic architectures, the first made by the architect Joaquim Guedes, the second by Flávio Império and Rodrigo Lefèvre and the third by Lina Bo Bardi and Edson Elito. That is, as architecture arises from the scenic aesthetic necessity, being this changing and changing necessity, and its double / reverse, as the reflection of the action on the scene generated and generates different spaces of action. As the space of the scene, architecture and urbanism, are defining elements of the theatrical language in the Teat(r)o Oficina, and its inverse path, as the company's theatrical language defines the configurations of its architectural and urban space. Understanding the image of "crossing walls", the "desire of the outside", as a driving force for all artistic revolutions achieved there.
 
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Date de Publication
2018-12-20
 
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