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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2009.tde-08092010-160646
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Almeida Bastos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Agostino, Mario Henrique Simao D (Presidente)
Boschi, Caio Cesar
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Hansen, Joao Adolfo
Tognon, Marcos
Título em português
A maravilhosa fábrica de virtudes: o decoro na arquitetura religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822)
Palavras-chave em português
Arquitetura brasileira - Século 18
Arquitetura religiosa
Decoro
Minas Gerais
Ouro Preto
Resumo em português
A tese é destinada a demonstrar que o decoro foi um preceito fundamental para a fábrica da arquitetura religiosa em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, entre 1711 e 1822. É resultado de uma pesquisa mais abrangente, dedicada a compreender a fábrica artística na capitania de Minas Gerais a partir das doutrinas e preceitos exatamente contemporâneos à sua construção. Em detrimento, portanto, de categorias anacrônicas pós-iluministas e românticas, como evolução, progresso, originalidade etc., pretende-se reconstituir a história desses conjuntos arquitetônicos ao mesmo tempo em que se procura investigar e reconstituir também historicamente os preceitos do seu presente, como o decoro, a decência, a comodidade, a perfeição, a maravilha, a elegância, a discrição, o engenho, a agudeza, a sutileza, o asseio, a formosura etc. O exame das obras, das fontes documentais primárias e também dos tratados artísticos e teológicos vigentes no período evidencia uma aplicação habitual e generalizada desses preceitos, que importa muito compreender historicamente. À luz do decoro, essa reconstituição tem se mostrado extremamente profícua. Concernente a um regime mimético que caracterizava não apenas as artes ainda hoje reconhecidas pelo termo, mas todo o aparato teatral das práticas de representação correspondentes à razão de estado católica e à sociedade de corte, o decoro ocupava um papel central naquele tempo; em especial na invenção, disposição e ornamentação da arquitetura religiosa, onde se investiam os maiores esforços e cabedais. Representação permanente das virtudes cristãs, personagens e eventos das Sagradas Escrituras e do dogma católico, a fábrica da arquitetura era destinada não apenas a encenar decorosamente as matérias da fé, como também a conduzir virtuosamente o fiel na sua própria edificação cristã rumo à salvação. Foram analisados os seguintes templos: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e as Capelas das Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis.
Título em inglês
The wonderfull fabric of virtue: the decorum in religious architecture of Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822)
Palavras-chave em inglês
Brazilian architecture - 18th century
Decorum
Minas Gerais
Ouro Preto
Religious architecture
Resumo em inglês
This thesis aims to demonstrate that decorum was a fundamental precept to the religious architecture fabric in Vila Rica, a town currently named Ouro Preto. It is the result of broader research based on precepts which are contemporary with the architectural complex studied. Instead of using anachronic post-enlightenment or post-romantic categories, such as evolution, progress, originality etc., we intend to reconstruct the history of these architectural complexes and at the same time investigate and reconstruct historically precepts of the time, such as decorum, decency, perfection, wonder, elegance, discretion, skill, wit, ingeniousness, subtlety, beauty etc. The examination of the architectural works and primary sources, as well as artistic and theological treaties in force at the time have shown a frequent and widespread employment of these precepts, which must be understood historically. In the light of decorum, such reconstruction has proved to be extremely fruitful. Decorum concerns not only a rhetorical-mimetic regime which characterizes what is currently referred to as art, but also the entire theatrical apparatus of representation practices which correspond to court society and to the Catholic raison dÉtat. At that historical period it had a central role in the invention, disposition and ornamentation of religious architecture and the greatest efforts and fortunes, both private and official. The fabric of architecture, which consisted of permanent representation of Christian virtues, characters and events of the Holly Bible and Catholic dogma, was meant to decorously portray matters of faith, as well as to guide the believer virtuously in his own path of Christian edification towards salvation. The following churches were studied: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar and Capelas das Ordens Terceiras do Monte do Carmo and São Francisco de Assis.
 
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Data de Publicação
2010-09-22
 
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