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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.16.2014.tde-16102014-164444
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Mendes de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
D'Agostino, Mário Henrique Simão (Président)
Camargo, Monica Junqueira de
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Titre en portugais
O olho e a mão: Walter Gropius
Mots-clés en portugais
Abstracionismo
Arte moderna
Bauhaus
Desenho
Desenho industrial
Educação artística
Estética do projeto
Gropius Walter 1883-1969
História da arte
Modernismo
Resumé en portugais
Os estatutos, programas, disciplinas e exercícios dos alunos do curso preliminar da Bauhaus Vorkurs sob diretoria de W. Gropius são analisados neste trabalho a partir das teorias da Puravisualidade Sichtbarkeit e da Objetividade Sachlichkeit. Autores como K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, entre outros, estabelecem as divisas da primeira corrente estética. A segunda, expressa por G. Semper, é usualmente associada à Bauhaus devido à sua abordagem da função. O objetivo é mostrar que, para uma compreensão mais ampla da pedagogia da Bauhaus, são necessários outros modos de análise, que não excluam os preceitos funcionalistas e sim os complementem. Desta forma, conceitos como função, técnica, plasmação, clarificação formal e visualidade são empregados para compreender tanto a prática quanto a teoria pedagógica da Bauhaus. No recorte desta pesquisa, Gropius, fundador e diretor da escola, é considerado por sua interlocução com os três docentes que ministraram o curso preliminar sob sua direção Johannes Itten, Josef Albers e Lazslo Moholy-­-Nagy. Estes diálogos não ocorrem necessariamente sob os mesmos tópicos e por isso são necessários para o entendimento integral do curso. Itten, introdutor do curso, estabelece como tema a definição dos elementos objetivos da atividade artística e seu domínio. Em um segundo momento, Albers e Moholy-­-Nagy reafirmam as conquistas de Itten, a quem substituem em um segundo momento, porém com um aprofundamento das questões vinculadas à indústria, caras à concepção de Gropius sobre o papel a ser desempenhado pela Bauhaus
Titre en anglais
The hand and the eye: Walter Gropius
Mots-clés en anglais
Abstracionism
Art history
Artistic education
Bauhaus
Design
Esthetics project
Industrial design
Modern art
Modernism
Resumé en anglais
The statutes, programs, disciplines and students'work from the preliminary course at the Bauhaus Vorkurs on board of W. Gropius are analyzed taking Sichtbarkeit and Sachlichkeit as the background. Authors such as K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, but not only establish the limits of the first. The second, denoted by G. Semper, is usually associated with the Bauhaus because of its function approach. The aim is to show that other methods of analysis, which does not exclude the functionalist precepts but complemente them, to a broader understanding of the pedagogy of the Bauhaus, are needed. Thus concepts such as function, technique, formation, form clarification and visibility are employed to understand both the practical, pedagogical theory as the Bauhaus. The unit school in clipping of this research is attributed to Gropius founder and director, lying dialogue in the three teachers who taught the preliminar course under his direction Johannes Itten, Josef Albers and Laszlo Moholy Nagy. These dialogues do not necessarily occur in the same topics and so are required for full understanding of the course. As its introducer, Itten establishes the theme definition of the objective elements of artistic activity and its domain. In a second step, Albers and Moholy Nagy reaffirm the achievements of Itten, who replaces the direction of travel, but with a deepening of the issues related to the industry faces the design of Gropius on the role to be played by Bauhaus.
 
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DISS_RODRIGO_SOUZA.pdf (64.88 Mbytes)
Date de Publication
2014-10-21
 
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