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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.16.2007.tde-20082009-090910
Document
Auteur
Nom complet
Artur Simões Rozestraten
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Munari, Luiz Americo de Souza (Président)
Katinsky, Julio Roberto
Oliveira, Terezinha
Ribeiro, Maria Eurydice de Barros
Silva, Fernanda Fernandes da
Titre en portugais
A iconografia do portador do modelo de arquitetura na arte medieval
Mots-clés en portugais
Arquitetura
Arte medieval
Iconografia
Imaginário
Modelos
Representação
Resumé en portugais
Contrastando com a raridade dos vestígios materiais de supostas maquetes de arquitetos medievais há uma profusão de representações artísticas (mosaicos, afrescos e esculturas) que retratam figuras (Papas, Reis, Príncipes e Santos) portando modelos de arquitetura, particularmente igrejas. Esta pesquisa, apoiada pela FAPESP, concentra-se sobre este motivo artístico da figura portando o modelo de arquitetura relacionando-o à arquitetura real, à representação tridimensional da arquitetura e ao imaginário medieval acerca da criação arquitetônica. Para tanto esta pesquisa identifica, descreve, analisa e interpreta um corpus iconográfico das representações mais significativas do motivo artístico em foco, produzidas entre o séc. VI e o séc. XV na Europa e na Ásia Menor. O estudo iconográfico deste motivo, considerando suas características plásticas, suas possíveis relações formais, e seus aspectos simbólicos, pretende contribuir assim para uma maior compreensão de suas relações com o pensamento acerca da criação do projeto, entre o mundo romano e a Renascença.
Titre en anglais
The iconography of the figure holding an architectural model in medieval art
Mots-clés en anglais
Architecture
Iconography
Imaginary
Medieval art
Models
Representation
Resumé en anglais
In contrast with the material vestiges scarcity of the supposed medieval architects three-dimensional models, there is a profusion of artistic representations (mosaics, frescos and sculptures) that show figures (Popes, Kings, Princes and Saints) holding architectural models, particularly churches. This research, supported by FAPESP, concentrates on the artistic motif of the figure holding the architectural model and its relations with real architecture, architectural three-dimensional representation and the medieval imaginary on architectural creation. Methodological procedure identifies, describes, analyzes and interpretates an iconographic corpus of the most significant representations of the artistic motif in focus produced in Europe and Asia Minor, between the fall of the Occidental Roman Empire (AD V) and the Italian Quatrocento. The iconographic study of this motif, considering its plastic characteristics, its possible formal relations, and its symbolic meanings, aims to contribute for a better understanding of its relations with the architectural design thought, between the Roman world and the Renaissance.
 
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Date de Publication
2009-08-31
 
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