• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-17102019-115500
Documento
Autor
Nombre completo
Bruna Keese dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Khoury, Feres Lourenço (Presidente)
Demarchi, André Luis Campanha
Santos, Carolina Junqueira dos
Título en portugués
corpo-papel um estudo imagético sobre o acervo Lux Vidal de pinturas kayapó-xikrin
Palabras clave en portugués
Acervo
Arte ameríndia
Corpo
Imagem
Kayapó-Xikrin
Linguagem visual
Lux Vidal.
Pintura corporal
Resumen en portugués
Nesta dissertação me debruço sobre o acervo de pinturas kayapó-xikrin (grupo de língua Jê, habitante do Pará) coletado pela antropóloga Lux Vidal nas décadas de 1970 e 1980. Tal acervo é parte integrante da pesquisa da antropóloga e pertence hoje à coleção do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo. As pinturas foram elaboradas em papel por mulheres indígenas a pedido de Vidal, que tinha a intenção de compreender e documentar o processo da pintura corporal, produção artística de extrema relevância entre os Xikrin. Por meio de uma aproximação com os contextos social e cultural das pinturas, essencial para o entendimento de tais manifestações e suas funções, a análise proposta aqui tem como foco o aprofundamento nas questões formais, principalmente quanto às relações entre pintura e suporte. Por um lado, me aproximo de noções antropológicas que ajudam a compreender o lugar da pintura a partir do conceito de fabricação corporal. Por outro, centrando-me nas imagens, seus métodos e suas formas, procuro entender como o suporte é, por sua vez, também capaz de fabricar a pintura. Este estudo busca assim sublinhar a existência de modos específicos de manifestações visuais, suas intenções e processos, com o objetivo de contribuir para o pensamento e a prática nos campos das artes gráficas e da linguagem visual. A narrativa construída surge de um corpo a corpo com as imagens e do discurso presente em cada uma delas, possibilitando assim uma leitura centrada nas pinturas e no que elas podem revelar.
Título en inglés
body-paper a study through images on the Lux Vidal collection of kayapó-xikrin paintings
Palabras clave en inglés
Amerindian art
Body
Body painting
Collection
Image
Kayapó-Xikrin
Lux Vidal
Visual language
Resumen en inglés
In this dissertation I focus on the collection of paintings kayapó-xikrin (Jê language group, inhabitant of Pará) collected by the anthropologist Lux Vidal in the 1970s and 1980s. This collection is an integral part of the research of the anthropologist and belongs to the Laboratory of Image and Sound in Anthropology of the University of São Paulo. The paintings were elaborated on paper by the natives at the request of Vidal, who intended to understand and document the process of body painting, artistic production of extreme relevance among the Xikrin. By means of an approximation with the social and cultural contexts of xikrin body paintings, essential for the understanding of these manifestations and their functions, the analysis proposed here focuses on the deepening of formal issues, especially regarding the relationship between painting and support. On the one hand, I approach anthropological notions that help to understand the paintings from the concept of body fabrication. On the other hand, focusing on the images, their methods and their forms, I try to understand how the support is also able to transform the painting. This study thus seeks to emphasize the existence of specific modes of visual manifestations, their intentions and processes, with the aim of contributing to the thinking and practice in the fields of graphic arts and visual language. The constructed narrative arises from an approximation with the images and the discourse present in each of them, thus allowing an analysis centered on the paintings and on what they can reveal.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-10-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.