• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-17102019-115500
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Keese dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Khoury, Feres Lourenço (Président)
Demarchi, André Luis Campanha
Santos, Carolina Junqueira dos
Titre en portugais
corpo-papel um estudo imagético sobre o acervo Lux Vidal de pinturas kayapó-xikrin
Mots-clés en portugais
Acervo
Arte ameríndia
Corpo
Imagem
Kayapó-Xikrin
Linguagem visual
Lux Vidal.
Pintura corporal
Resumé en portugais
Nesta dissertação me debruço sobre o acervo de pinturas kayapó-xikrin (grupo de língua Jê, habitante do Pará) coletado pela antropóloga Lux Vidal nas décadas de 1970 e 1980. Tal acervo é parte integrante da pesquisa da antropóloga e pertence hoje à coleção do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo. As pinturas foram elaboradas em papel por mulheres indígenas a pedido de Vidal, que tinha a intenção de compreender e documentar o processo da pintura corporal, produção artística de extrema relevância entre os Xikrin. Por meio de uma aproximação com os contextos social e cultural das pinturas, essencial para o entendimento de tais manifestações e suas funções, a análise proposta aqui tem como foco o aprofundamento nas questões formais, principalmente quanto às relações entre pintura e suporte. Por um lado, me aproximo de noções antropológicas que ajudam a compreender o lugar da pintura a partir do conceito de fabricação corporal. Por outro, centrando-me nas imagens, seus métodos e suas formas, procuro entender como o suporte é, por sua vez, também capaz de fabricar a pintura. Este estudo busca assim sublinhar a existência de modos específicos de manifestações visuais, suas intenções e processos, com o objetivo de contribuir para o pensamento e a prática nos campos das artes gráficas e da linguagem visual. A narrativa construída surge de um corpo a corpo com as imagens e do discurso presente em cada uma delas, possibilitando assim uma leitura centrada nas pinturas e no que elas podem revelar.
Titre en anglais
body-paper a study through images on the Lux Vidal collection of kayapó-xikrin paintings
Mots-clés en anglais
Amerindian art
Body
Body painting
Collection
Image
Kayapó-Xikrin
Lux Vidal
Visual language
Resumé en anglais
In this dissertation I focus on the collection of paintings kayapó-xikrin (Jê language group, inhabitant of Pará) collected by the anthropologist Lux Vidal in the 1970s and 1980s. This collection is an integral part of the research of the anthropologist and belongs to the Laboratory of Image and Sound in Anthropology of the University of São Paulo. The paintings were elaborated on paper by the natives at the request of Vidal, who intended to understand and document the process of body painting, artistic production of extreme relevance among the Xikrin. By means of an approximation with the social and cultural contexts of xikrin body paintings, essential for the understanding of these manifestations and their functions, the analysis proposed here focuses on the deepening of formal issues, especially regarding the relationship between painting and support. On the one hand, I approach anthropological notions that help to understand the paintings from the concept of body fabrication. On the other hand, focusing on the images, their methods and their forms, I try to understand how the support is also able to transform the painting. This study thus seeks to emphasize the existence of specific modes of visual manifestations, their intentions and processes, with the aim of contributing to the thinking and practice in the fields of graphic arts and visual language. The constructed narrative arises from an approximation with the images and the discourse present in each of them, thus allowing an analysis centered on the paintings and on what they can reveal.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-10-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.