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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2018.tde-18092018-163855
Documento
Autor
Nome completo
Luciene Ribeiro dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Ventura, Alessandro (Presidente)
Contier, Felipe de Araujo
Moreira, Tomas Antonio
Título em português
Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
Palavras-chave em português
Arquitetura
Design
Ensino de projeto
FAU-USP
História
Memória
Resumo em português
A presente pesquisa, desenvolvida com base nos preceitos da História Social, teve o objetivo de resgatar a memória sobre os professores e professoras que lecionaram na área de projeto na FAU-USP de 1948 a 2018, promovendo a redescoberta de trajetórias de vida, histórias que haviam se perdido com o tempo e experiências em diversas áreas do conhecimento. A pesquisa documental e bibliográfica levou à construção de um banco de dados históricos com 251 registros de professores, visando a uma futura sistematização das fontes documentais para a construção de um Centro de Memória sobre o ensino de Projeto na FAU-USP. Como resultado da pesquisa, foram apresentados os perfis individuais dos docentes em forma de fichas pró-memória, ordenadas de acordo com a data de ingresso na FAU-USP. Cada ficha foi exportada e elaborada com base nas informações tabuladas no banco de dados. Em algumas fichas, essa apresentação foi complementada com citações, depoimentos, imagens e referências obtidas ao longo da pesquisa. A análise dos dados identificou diversidade de formações acadêmicas e áreas e atuação nos perfis dos professores do atual Departamento de Projeto (AUP), bem como entre os docentes das suas Cátedras equivalentes, anteriores à Reforma de 1962. Essa diversidade, em nosso ponto de vista, figura como ponto de partida para abordagens e perspectivas interdisciplinares de ensino no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, ao longo do tempo, assim como para as discussões que levaram à criação e evolução do curso de Design. Evidencia-se o tipo de profissional que era formado no passado e o que está se formando na atualidade; e também se manifestam as competências profissionais e os diversos instrumentos metodológicos utilizados no AUP, na formação dos diferentes perfis de profissionais que atuam na área de projeto. Nesse sentido, a pesquisa buscou abordar a importância do resgate de memórias para o campo da historiografia da Arquitetura e do Design. A recuperação analítico-crítica dessas memórias poderá estimular o confronto de correntes de pensamento, projetos, ideários, práticas didáticas e de pesquisa envolvidas com a formação do arquiteto, do urbanista e do designer, garantindo a constante atualização da concepção generalista e da diversidade de orientações profissionais que hoje caracterizam o AUP e, consequentemente, a FAU-USP.
Título em inglês
Dado não fornecido pelo autor.
Palavras-chave em inglês
Architecture
Design
Design Teaching
FAU-USP
History
Memory
Resumo em inglês
The present research, based on the precepts of Social History, had the objective of recovering the memory about the teachers who taught in the FAU-USP Design area from 1948 to 2018, promoting the rediscovery of life trajectories, stories that had lost with time and experiences in several areas of knowledge. The documentary and bibliographical research led to the construction of a historical database with 251 teachers' registers, aiming at a future systematization of documentary sources for the construction of a Memory Center on Design Teaching at FAU-USP. As a result of the research, the individual profiles of the teachers were presented in the form of pro-memory cards, sorted according to the date of entry into the FAU-USP. Each record was exported and elaborated based on the information inserted in the database. In some cards, this presentation is complemented with quotations, testimonies, images and references obtained throughout the research. The analysis of the data identified a diversity of academic formations and areas and performance in the profiles of the professors of the current Department of Design (AUP), as well as among the professors of their equivalent Chairs, previous to the 1962 Reformation. This diversity, in our point of view, is a starting point for interdisciplinary approaches and perspectives of teaching in the Architecture and Urbanism course of FAU-USP, over time, as well as for the discussions that led to the creation and evolution of the Design course. It is evident the professional that was formed in the past and what is forming in the present; and also the professional competences and the various methodological tools used in the AUP are shown, in the formation of the different profiles of professionals who work in the project area. In this sense, the research sought to address the importance of the rescue of memories for the field of historiography of Architecture and Design. The analytical-critical recovery of these memories may stimulate the confrontation of currents of thought, projects, ideas, didactic and research practices involved with the training of the architect, the urbanist and the designer, guaranteeing the constant updating of the generalist conception and the diversity of professional orientations that today characterize the AUP and, consequently, the FAU-USP.
 
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Data de Publicação
2018-12-13
 
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