• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2009.tde-19032010-103225
Documento
Autor
Nombre completo
Marly de Menezes Gonçalves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Tavares, Monica Baptista Sampaio (Presidente)
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
Sogabe, Milton Terumitsu
Tori, Romero
Título en portugués
O uso do computador como meio para a representação do espaço: estudo de caso na área de ensino do digital & virtual design
Palabras clave en portugués
Computação gráfica
Design
Ensino
Espaço tridimensional
Geometria
Programas 3D
Representação
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o uso dos meios computacionais no ensino da Geometria, enfatizando o estudo da representação do espaço na área do Design. Foram estudados os conceitos de espaço ao longo do tempo e as influências históricas que promoveram o desenvolvimento dos sistemas de projeção na representação espacial. Para demonstrar a importância da modernização da disciplina de Geometria foi escolhida, como estudo de caso, a disciplina de Geometria dos Sólidos do curso de Digital & Virtual Design, apresentando a formação do designer, a disciplina, o aluno, o professor e a utilização dos meios computacionais aliados aos meios tradicionais. Para reforçar a importância dos conceitos geométricos na área de atuação do Digital & Virtual Design, foi apresentado um exemplo de aplicação dos fundamentos da perspectiva utilizando a realidade aumentada. Foi possível observar que o uso dos modelos virtuais modifica a forma de conceber o objeto tridimensional, facilitando a aprendizagem da representação do objeto tridimensional e que a integração das potencialidades dos suportes, físico e virtual, contribui com o desenvolvimento do ensino geométrico, dentro da área do Design.
Título en inglés
The use of the computer as a means for representing space: a case study in the field of teaching digital & virtual design
Palabras clave en inglés
Computer graphics
Design
Geometry
Representation
Teaching
Three-dimensional space
Resumen en inglés
This study was aimed at analyzing the use of computer resources in the teaching of Geometry, emphasizing the study of how space is represented in the area of Design. The analysis takes into account how the concepts of space have changed over time, as well as the historical influences that have promoted the development of projection systems used in spatial representation. The discipline of the Geometry of Solids from the Digital & Virtual Design course is considered as a case study to demonstrate the importance of modernization in the discipline of Geometry, focusing on the training of the designer, the discipline, the student, the teacher and the use of computer resources allied with traditional ones. An example involving the application of the principles of perspective using augmented reality is presented to reinforce the importance of the geometric concepts in the work of the digital and virtual designer. The study showed that the use of virtual models modifies the way the three-dimensional object is conceived, facilitating the students learning of how 3-D objects are represented, while the integration of the potentials of the physical and virtual supports contributes to the development of geometry instruction within the area of Design.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tese_total_ficha.pdf (3.76 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-03-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.