• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2011.tde-20012012-145112
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Habara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Martins, Sergio Regis Moreira (Presidente)
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Oliveira, Pelópidas Cypriano de
Título em português
O carro em cartaz: o automóvel no projeto gráfico de cartazes
Palavras-chave em português
Automóveis
Cartaz
Comunicações
Design gráfico
Resumo em português
Esta pesquisa apresentará estudos das linguagens aplicadas ao design gráfico através de estudos e análises de trabalhos impressos que possuem representações do automóvel em seu projeto. Seu objetivo é identifi car e analisar cartazes em seu formato e conteúdo, de forma a documentar e compreender o desenvolvimento dessa atividade no recorte de tempo que abrigou os diferentes estilos estéticos que compõem o design gráfico moderno. Esse período compreende o fim do século XIX até o final da década de 1960. Para tanto, será necessário o estudo de fatores sociais, culturais, políticos, históricos, econômicos e tecnológicos que influenciaram o desenvolvimento destes projetos. Dessa forma, esta pesquisa agrupará, de forma ainda rara, informações e projetos de design gráfi- co relacionados com o universo do automóvel e automobilismo. Além disso, ela possibilitará compreender as formas que o designer encontrou para retratar um objeto que gradualmente se transformou de novidade em ícone da sociedade.
Título em inglês
The autoposter: poster graphic design for the automobile
Palavras-chave em inglês
Cars
Communications
Graphic Design
Poster
Resumo em inglês
The present work aim to study of visual languages applied to graphic design by analysing printed works that has automobiles representations in it's project. The main objective is to identify and analyse posters judging by their format and content, in order to document and understand the development of this activity during the period of time where the different aestethics styles that compose the modern graphic design. This period is between the XIX century until the end of the 1940's. (Therefore,) it is necessary to study the social, cultural, political, historical, economical and technological factors during that period to fully comprehend the infl uences on the development of such projects. Thus, this research presents, in a rare form, informations and graphic design projects related to the automobile universe and the automobilism. Furthermore, this research will contribute to understand the ways the designer found to represent an object that gradually transformed from novelty to a society icon.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1101_ch_mestrado_.pdf (11.22 Mbytes)
Data de Publicação
2012-02-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.