• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2018.tde-21122017-093737
Documento
Autor
Nombre completo
Aline Pessoa de Oliveira Amorim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Taralli, Cibele Haddad (Presidente)
Riccetti, Teresa Maria
Tinoco, Agata
Título en portugués
Design e arquitetura: a criança e as bibliotecas pública infantil e escolar
Palabras clave en portugués
Ambiente Construído
Biblioteca Escolar
Biblioteca Infantil
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Design
Mobiliário Infantil
Resumen en portugués
As bibliotecas são espaços dinâmicos, centros de aprendizagem e de lazer que necessitam estar em consonância com o público ao qual atendem. Por sua importância relacionada ao desenvolvimento cognitivo, à emancipação em termos de aprendizagem e à cultura e socialização imbricadas a sua essência, as bibliotecas voltadas para o público infantil são o tema da presente pesquisa. Reconhecendo-se que o bom uso da biblioteca está intrinsecamente conectado a aspectos relativos à organização espacial do local e a seus equipamentos, esta pesquisa teve como objetivo compreender como se dá a relação da criança em bibliotecas voltadas para este público, com seu ambiente e com os equipamentos ali presentes, visando extrair da análise destas experiências aspectos que possam servir para projetos futuros relacionados ao tema. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender como se deu a criação da infância enquanto aspecto cultural e a relevância da criação da Biblioteca Infantil Municipal, atualmente denominada Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, para a cidade de São Paulo na década de 1930. Além disso, discutiu-se a Infoeducação e os aspectos a ela imbricados, que norteiam as análises dos ambientes aqui estudados. Uma compilação dos mobiliários atualmente ofertados pela indústria brasileira pra escolas e bibliotecas e a análise de bibliotecas com espaços infantis que apresentam projetos inovadores para a área também constituem esta pesquisa. Por fim, foram realizados dois estudos de caso de bibliotecas voltadas para o público infantil (uma pública e a outra escolar), coletando dados referentes à atuação de crianças entre seis e nove anos nas mesmas, com a adição da coleta de dados com outros personagens que fazem parte, direta ou indiretamente, da experiência das crianças nestes locais como, por exemplo, os pais e/ou responsáveis, as bibliotecárias e as contadoras de histórias. A análise dos dados coletados e os resultados obtidos com os estudos de caso foram confrontados por meio de uma triangulação dos dados gerados com os aspectos relacionados à Infoeducação e à ofertada da indústria brasileira para os ambientes em questão, permitindo, assim, tecer considerações acerca dos resultados obtidos com esta experiência.
Título en inglés
Design and architecture: the child and public children's and school libraries
Palabras clave en inglés
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Built Environment
Children's Furniture
Children's Library
Design
School Library
Resumen en inglés
Libraries are dynamic spaces, centers of learning and recreation that need to be in consonance with the public they serve. Because of its importance in relation to cognitive development, emancipation, in terms of learning, culture and socialization imbricated to its essence, children's libraries are the subject of this research. Recognizing that the good use of the library is intrinsically connected with aspects related to the spatial organization and to the equipments that belong to these libraries, this research has as its main objective, to understand how kids interact with these libraries and its equipments, aiming to extract from the analysis of these experiences, aspects that may be useful for future projects related to this area of study. To make it possible, a bibliographical research was realized in aiming to understand the creation of the childhood's concept, as a cultural aspect and also about the relevance of the creation of the Municipal Children's Library (nowadays called Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato) to the city of São Paulo in the 1930s. In addition, aspects concerning the essence of the Infoeducation were discussed, which guided the analysis of the spaces studied here. A compilation of the furniture provided by the Brazilian industry for schools and libraries and an analysis of libraries with children's spaces that have innovative projects for the areas of design and architecture are also part of this research. Finally, there are two cases of children's libraries (a public children library and a school library), collecting data related to the performance of children between six and nine years old, with an addition of data collected with other characters that are directly or indirectly part of the experience of the kids at these places, such as parents and / or guardians, librarians and storytellers. The analysis of the data collected and the results obtained with the cases were confronted using a triangulation of the data generated with the aspects related to the Infoeducation and the furniture offered by the Brazilian industry in general, making it possible to generate considerations about the results obtained with this experience.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-01-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.