• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2008.tde-05032010-142422
Document
Auteur
Nom complet
Gabriela Mafra Barreto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Costa, Carlos Roberto Zibel (Président)
Matuck, Artur
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Titre en portugais
A cidade como cena para os grupos teatrais: o caso do Grupo Galpão, do Grupo Armatrux e do Teatro da Vertigem
Mots-clés en portugais
Arte e re-significado da cidade
Espaço urbano
Intervenções artísticas
O Teatro na cidade
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo a análise do espaço urbano, na medida em que explora o conceito de teatralidade das cidades para o urbanismo. Compreende a relação das intervenções artístico-urbanas e do teatro no espaço da metrópole, buscando principalmente fazer prospecções tanto da arte cênica, como das cidades.Ajuda a entender melhor o panorama mundial e as transformações culturais ao indicar, principalmente no âmbito das cidades, as novas possibilidades para o desenvolvimento da arte e da cultura, e para futuros empreendimentos e parcerias entre os setores público e privado. A arquitetura surge, nesta proposta, como um elemento essencial na história das cidades e das sociedades mundiais, em todos os seus períodos. Percorremos a trajetória teatral de três importantes representantes do teatro brasileiro, os grupos Galpão e Armatrux de Belo Horizonte e o Teatro da Vertigem de São Paulo. Buscou-se entender a relação do teatro de cada grupo, com os espaços da cidade, na sua forma de produção, no processo de re-significação de importantes espaços simbólicos e na re-qualificação dos vazios urbanos, em novos lugares contemporâneos da arte nas metrópoles.
Titre en anglais
the groups Galpão and Armatrux from Belo Horizonte and Teatro da Vertigem from São Paulo
Mots-clés en anglais
Art and re-significance of the city
Atistic interventions
The theater in the city
Urban space
Resumé en anglais
The purpose of this work is the urban space analysis, as well as it explores the cities theatricalism concept to the urban planning. It comprises the relation between the artistic-urban interventions and the theater at the metropolis space, trying, mainly, to make prospections of both, the scenic art and the cities. Helping to better understand the world-wide scenery and the cultural transformations; and revealing it to the new possibilities for the art and culture development, mainly at the cities scope, for future undertaken and association between public and private sectors. Architecture results from, on this proposal, as a main element in the history of the cities and the world-wide societies, in all their periods. We covered the theatrical trajectory of three important Brazilian theater representatives, the groups Galpão and Armatrux from Belo Horizonte and Teatro da Vertigem from São Paulo. Seeking to understand the theater relation of each group, in its production manner, with the city spaces, at the re-significance process of important symbolic spaces and at the unoccupied urban re-designation in new contemporary places of art in metropolises.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
GAB_DISS_PRONTA.pdf (3.10 Mbytes)
Date de Publication
2010-04-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.