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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2008.tde-18012010-182358
Documento
Autor
Nome completo
Sirlene Maria Cheriato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Jorge, Luis Antonio (Presidente)
Maricato, Erminia Terezinha Menon
Rizek, Cibele Saliba
Título em português
Urbanidade vira-lata: segregação sócio-espacial e imaginário urbano no cinema brasileiro
Palavras-chave em português
Análise do discurso
Cinema
Imaginário
Segregação urbana
Resumo em português
A segregação sócio-espacial - em sua definição, a configuração urbana resultante do conjunto de determinações e práticas que dividem e fragmentam a sociedade em parcelas e a cidade em localidades - é marca do desenvolvimento urbano no Brasil, acentuada nos tempos atuais. Os mecanismos ideológicos e práticos que são desenvolvidos pelos aparelhos ideológicos do Estado; pelas empresas privadas; pelas mídias; pela produção de conhecimento científico, técnico, social, artístico, cultural; pelo senso-comum - para que a segregação sócio-espacial se imponha como normalidade e se legitime, são os principais objetos de investigação desta pesquisa. Acreditando que o cinema é um tipo de produção cultural privilegiado como objeto de análise histórica e crítica sobre a dialética sócio-espacial metropolitana atual no Brasil, o trabalho o toma para contribuir para o detalhamento de muitos destes mecanismos, através da análise do discurso cinematográfico.
Título em inglês
Urbanidade Vira-Lata - sociospatial segregation and urban imaginary in the brazilian cinema
Palavras-chave em inglês
Cinema
Discourse analysis
Imaginary
Urban segregation
Resumo em inglês
In its own definition, sociospatial segregation is the urban form resulting from a set of decisions and practices that separates and breaks the society into categories and subdivides the city. Very much emphasized nowadays, sociospatial segregation is the main characteristic of the urban development in Brazil. Ideological and practical mechanisms are developed by the ideological State departments, by the production of technical, social, artistic, cultural and scientific knowledge; private companies, media and the common sense. This research aims to explore and to focus on those ideological and practical mechanisms which are developed to make the sociospatial segregation prevail as a legitimate and natural movement within social and physical context of the city. We believe that cinema is a kind of cultural production privileged as an object of critical and historical analysis on the current metropolitan sociospatial dialectics in Brazil. Therefore, this paper takes cinema through its cinematographic speech as an important contribution for a detailed analysis of most of those mechanisms cited above.
 
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Data de Publicação
2010-03-16
 
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