• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2006.tde-26052010-111343
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Rampazzo Gambarato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Jorge, Luis Antonio (Presidente)
Agostino, Mario Henrique Simao D
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Título em português
A linguagem do movimento na arquitetura contemporânea
Palavras-chave em português
Arquitetura contemporânea
Linguagem arquitetônica
Movimento
Perspectiva
Processos analógicos
Processos digitais
Resumo em português
Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de análise gráfico-conceitual acerca da importância de processos de ação criadora referenciáveis à questão do movimento por meio de formas de representação e de exploração do espaço e do tempo na Arquitetura. Aborda a questão da representação na linguagem arquitetônica, entendida como meio de relação entre tempo e espaço. Investiga como o movimento sendo uma possível síntese desta equação pode ser percebido, representado e interpretado na geração de um projeto arquitetônico. Reflete sobre a mudança de paradigmas que caracterizam a transição dos meios de representação e identifica as expressões de movimento na linguagem arquitetônica, assim como novos parâmetros de raciocínio projetual por meio da análise de projetos e métodos projetivos analógicos e digitais de arquitetos, designers e artistas. Contextualiza as manifestações de clara relação da Arquitetura com a compreensão do espaço, tempo e movimento e propõe-se como base de reflexão comparativa entre a modernidade e a contemporaneidade.
Título em inglês
The language of movement in contemporary architecture
Palavras-chave em inglês
Analogical process
Architectural language
Contemporary architecture
Digital process
Movement
Perspective
Resumo em inglês
This research is characterized as a study of graphconceptual analysis concerning to the importance of processes of creative action related to the subject of the movement by means of representation forms and exploration of space and time in the Architecture. It introduces the representation in the architectural language, understood as the relationship between time and space. It investigates how the movement - being a possible synthesis of this equation - can be noticed, represented and interpreted in the generation of an architectural project. The dissertation contemplates the change of paradigms which characterize the transition of the representational methods, from analogical to digital movement expressions in the architectural language, as well as new parameters of projetual reasoning by means of the analysis of projects of architects, designers and artists. It contextualizes the manifestations of clear relationships in Architecture within the understanding of space, time and movement as a basis of comparative reflection between the modernity and the contemporaneity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertacao.pdf (22.12 Mbytes)
Data de Publicação
2010-10-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.