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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.16.2019.tde-28012019-164759
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Morganti Neres
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Silva, Fernanda Fernandes da (Président)
Hereñú, Pablo Emilio Robert
Villac, Maria Isabel
Titre en portugais
Estação ferroviária como terminal intermodal: uma aproximação a partir de três escalas de intervenção
Mots-clés en portugais
Estações ferroviárias
Terminais intermodais
Transporte ferroviário
Transporte urbano
Resumé en portugais
Frente ao caráter fragmentado do espaço urbano das cidades contemporâneas, as infraestruturas de mobilidade e as redes de comunicação atuam como elementos de articulação. Nesse contexto, o transporte de pessoas tem papel fundamental de estruturação do território urbanizado que não se caracteriza apenas por laços de proximidade, sendo as estações ferroviárias nós articuladores das redes de fluxos e parte fundamental desta equação. Este trabalho aborda a inserção de grandes estações ferroviárias localizadas em áreas centrais nos intensos fluxos de escala regional e metropolitana e, ao mesmo tempo, sua consolidação como protagonistas na dinâmica urbana, atuando como geradores de urbanidade e vitalidade nas cidades. Relacionando o papel de centralidade destes equipamentos, sua inserção no território, sua função na rede de transporte e a relação com os espaços públicos do seu entorno, a pesquisa parte da reflexão teórica que enfrenta questões da contemporaneidade para assim analisar as estações através de estudos de caso. Busca, portanto, avaliar as condicionantes atuais que envolvem os grandes terminais intermodais de passageiros que tem o transporte ferroviário como elemento principal.
Titre en anglais
Railway station as intermodal terminal: an approach as of three intervention scales.
Mots-clés en anglais
Intermodal terminals
Railway stations
Railway transport
Urban transport
Resumé en anglais
Given the fragmented nature of urban space in contemporary cities, mobility infrastructures and communication networks act as articulation elements. In this context, the transportation of people has a fundamental role in the structuring of the urbanized territory, which is not only characterized by proximity ties. The railway stations are among the articulators elements of flow networks and are a key part of this equation. This work addresses the insertion of large railway stations located in central areas in the intense flows of regional and metropolitan scale and, at the same time, their consolidation as protagonists in the urban dynamics, acting as generators of urbanity and vitality in the cities. Relating the central role of these equipments, their insertion in the territory, their function in the transportation network and the relation with the public spaces of their surroundings, the research starts from a theoretical reflection that faces contemporary issues to analyze the stations through studies of case. It seeks, therefore, to appraise the current requirements that involve the large intermodal passenger terminals that have rail transport as the main element.
 
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Date de Publication
2019-02-04
 
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