• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2018.tde-08112018-152012
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Spinazzola
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Pellegrino, Paulo Renato Mesquita (Presidente)
Bruno, Maria Cristina Oliveira
Lima, Roberto Pastana Teixeira
Título em português
Museu do território lí­quido: o patrimônio cultural na Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul
Palavras-chave em português
Arquitetura paisagística
Desenho urbano
Drenagem urbana
Infra estrutura verde
Meio ambiente urbano
Museologia
Museu de território
Museus
Paisagismo urbano
Patrimônio cultural
Resumo em português
A importância de avançarmos na discussão de como tornar mais eficaz e significativo o uso e a conservação dos rios em nossas cidades, notadamente em trechos urbanos, mostra-se atualmente cada vez mais iminente, tanto pela expansão desordenada das áreas antropizadas, como pelo consequente alto nível de degradação dos cursos d"água e da vegetação. Tendo como contexto o estudo de caso da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, a dissertação busca caracterizar os corpos d'água como uma paisagem infra-estrutural e multifuncional através da musealização do seu território de borda e das inter-relações deste com os demais elementos do patrimônio cultural da cidade. Orientada por essa base teórica, apresenta-se uma proposta de intervenção urbana que destaca a transformação da paisagem de borda dos corpos d"agua em um lugar sensível, de qualidade ambiental e com um conteúdo museológico que gere uma apreensão sobre questões locais assim como sobre toda a sociedade. Uma proposta que adota como premissa a interdisciplinaridade, a valorização dos moradores, destacando seus usos e costumes, e a importância da memória como formadora e transformadora da identidade local, com reflexo direto no desenvolvimento social da própria população.
Título em inglês
Dado não fornecido pelo autor.
Palavras-chave em inglês
Cultural heritage
Green infrastructure
Landscape architecture
Landscape urbanism
Museology
Museum of the territory
Museums
Urban design
Urban drainage
Urban environment
Resumo em inglês
The importance of moving forward on the discussion of how to make more effective and significant the use and conservation of rivers in our cities, in urban areas, it"s imminent, as much by the disorderly expansion of the anthropized areas, as by the consequent high level of degradation of the water courses and vegetation. Taking as context the case study of the Estância Hidromineral of Monte Alegre do Sul, the dissertation seeks to characterize the bodies of water as an infrastructure and multifunctional landscape through the musealization of its border territory and the relations with the other elements of the cultural heritage of the City. Guided by this theoretical basis, an urban intervention that highlights the transformation of the border landscape of water bodies in a sensitive place, of environmental quality and of museological content that engenders apprehension about local issues and about the society as well. A proposal that adopts as a premise the interdisciplinarity, the valorization of the residents, highlighting their usages and customs, and the importance of memory as a transformation of local identity, with a direct development of the population itself.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-12-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.