• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-11092018-103146
Document
Auteur
Nom complet
Edmir Mantellatto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Rodrigues, Eduardo de Jesus (Président)
Domschke, Vera Lúcia
Iwamizu, Cesar Shundi
Silva, Helena Aparecida Ayoub
Zein, Ruth Verde
Titre en portugais
Outras escolas de Artigas: uma análise dos projetos das escolas elaboradas por Vilanova Artigas para a CONESP, no período de 1976 a 1978
Mots-clés en portugais
Companhia de Construções Escolares - CONESP
Escolas (Arquitetura - São Paulo)
João Batista Vilanova Artigas 1915-1985
Projeto de Arquitetura (processos)
Resumé en portugais
Entre as escolas projetadas pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), algumas têm sido amplamente discutidas, tais como, o Ginásio de Itanhaém (1959), o Ginásio de Guarulhos (1960) e a FAUUSP (1961). Artigas também projetou, entre 1976 e 1978, onze escolas para a Companhia Estadual de Construções Escolares (CONESP), distribuídas em diferentes regiões do Estado de São Paulo, as quais ainda não foram alvo de estudos mais detidos, embora representem quase 50% do conjunto de escolas públicas projetadas pelo arquiteto. A presente tese analisa individualmente essas onze escolas, comparando os procedimentos de projeto adotados com aqueles usados em produções do arquiteto que atingiram maior notoriedade. A hipótese que norteia o trabalho é que, embora com aparências distintas, esses projetos realizados para a CONESP resgatam os mesmos conceitos, desígnios e elementos de uma linguagem própria consolidada em toda trajetória de Artigas, por meio de soluções técnicas construtivas que até então foram consideradas restritivas, sob o ponto de vista criativo. A metodologia de análise desse material caracteriza-se por meio da pesquisa bibliográfica, leitura dos desenhos digitalizados presentes na Biblioteca da FAUUSP e da FDE, croquis, redesenhos e visitas às escolas em questão. Como resultado concluiu-se que, independente das circunstâncias e condicionamentos, os riscos do arquiteto apresentam-se imanentes e relevantes. Dessa forma, essas escolas validam a trajetória de Artigas, uma vez que representam um trabalho distinto de outras soluções que caracterizam a sua expressividade formal amplamente conhecida. Por fim, esta pesquisa contribui tanto para a compreensão da totalidade da obra de Artigas, como também, enriquece o material de estudo e ensino da área de projeto de arquitetura.
Titre en anglais
Dados não fornecidos.
Mots-clés en anglais
Architecture Project (processes)
Companhia de Construções Escolares - CONESP
João Batista Vilanova Artigas 1915-1985
Schools (São Paulo - Architecture)
Resumé en anglais
Among the school buildings designed by the architect João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), some of them have been widely studied, such as the Itanhaém's Gymnasium (1959), Guarulhos's Gymnasium (1960) and the FAUUSP (1961). Artigas also designed, between 1976 and 1978, eleven school buildings as request of the Companhia Estadual de Construções Escolares (CONESP). These buildings, distributed in different areas of São Paulo State, have not been properly analyzed by academic studies, although they represent almost 50% of the school buildings designed by this architect. In view of that, the present thesis analyzes these eleven schools individually and compares its design procedures with his most popular projects. The hypothesis that guides this research is that these buildings projects carried out as a request of CONESP rescue the same concepts, designs and elements established by Artigas, which shows up as constructive technical solutions. The methodologies adopted to analyze this subject are the following: bibliographical review, study of the scanned original drawings (available at FAUUSP and FDE Library), sketches, redrawing and visits to these schools buildings. In conclusion, this study demonstrates that the procedures adopted by Artigas are similar to the ones used in his most famous projects, which highlights the importance of these school buildings, enriching the comprehension on Artigas' trajectory as a whole, also contributing to a deepen view on his project procedures, enhancing the architecture project field.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
edmirmant_rev.pdf (55.31 Mbytes)
Date de Publication
2018-12-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.