• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Luís Fernando Zangari Tavares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Bogéa, Marta Vieira (Presidente)
Spaniol, José Paiani
Suzuki, Marcelo
Título em português
Peter Zumthor - Poiesis
Palavras-chave em português
Arquitetura suíço-alemã contemporânea
Peter Zumthor
Poiesis
Projeto
Resumo em português
Esta pesquisa analisa a obra arquitetônica do arquiteto contemporâneo suíço Peter Zumthor, situada após 1985, diante da construção de seu campo criativo, ou seja, no reconhecimento dos fatores que influem nos seus procedimentos de projeto próprios para, com isso, contribuir no aprofundamento de suas questões. Abordam-se, nesse sentido, sua formação biográfica relacionada a um ambiente artesão e sua experiência profissional voltada ao patrimônio histórico, concomitantes aos fatores do contexto arquitetônico suíço do período, ligados, sobretudo, à influência das teorias de Aldo Rossi, da arte Minimalista e do artista Joseph Beuys. Algumas estratégias projetuais comuns da geração de arquitetos suíços desse contexto são ressaltadas, a fim de reconhecer Zumthor entre um debate geracional. Sua metodologia de projeto é abordada com enfoque na produção de modelos físicos em seu atelier. A investigação sobre sua poiesis contempla-se por meio da análise direta de seus projetos, desde o relato da visita às obras construídas até a seleção de um grupo de projetos debatidos com maior ênfase. Técnica e Lugar, duas questões fundamentais para o arquiteto, estão abordados nas análises dos projetos Capela Sogn Benedetg (Suíça, 1985-88), Atelier Zumthor (Suíça, 1985-86), Abrigo para as Ruínas Arqueológicas Romanas (Suíça, 1985-86), Museu de Arte de Bregenz (Áustria, 1989-97) e Capela de Campo Bruder Klaus (Alemanha, 2000-07).
Título em inglês
Peter Zumthor - Poiesis
Palavras-chave em inglês
Contemporary swiss-german architecture
Peter Zumthor
Poiesis
Project
Resumo em inglês
This research analyzes the architectural work of the contemporary Swiss architect Peter Zumthor, located after 1985, in the construction of his creative field, that is, in the recognition of the factors that influence his own design procedures, in order to contribute to the deepening understand of his questions. In this sense, his biographical formation related to a craftsman's environment and his professional experience focused on the historical patrimony, concomitant with the factors of the swiss architectural context of the period, are related, mainly, to the influence of the theories of Aldo Rossi, Minimalist art and artist Joseph Beuys. Some common design strategies of the generation of swiss architects from this context are emphasized in order to recognize Zumthor among a generational debate. His design methodology is approached focusing on the production of physical models in his studio. The research on his poiesis is contemplated by means of the direct analysis of his projects, from the report of the visit to the buildings until the selection of a group of projects debated with greater emphasis. Technique and Place, two fundamental questions for the architect, are addressed in the analysis of the projects Sogn Benedetg Chapel (Switzerland, 1985-88), Atelier Zumthor (Switzerland, 1985-86), Shelter for Roman Archaeological Ruins (Switzerland, 1985-86), Bregenz Art Museum (Austria, 1989-97) and Bruder Klaus Field Chapel (Germany, 2000-07).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-11-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.