• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-22072022-190204
Documento
Autor
Nombre completo
Caio Dutra Profirio de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Sousa, Cyntia Santos Malaguti de (Presidente)
Bortoleto, Ana Paula
Oliveira, Alfredo Jefferson de
Título en portugués
Design de embalagens de consumo reutilizáveis em modelos business-to-consumer (B2C): panorama e perspectivas de projeto no contexto da economia circular
Palabras clave en portugués
Business-to-consumer
Design de embalagem
Economia circular
Reuso
Resumen en portugués
No universo das embalagens, a estratégia de reúso não é nova, especialmente entre empresas (business-to-business B2B), onde os paletes, os engradados e os tambores são comumente reutilizados, resultando em economias significativas a longo prazo, tanto em termos de capital quanto de recursos naturais. Entretanto, a crescente demanda por alternativas que contribuam para amenizar a problemática de embalagens de uso único também tem estimulado a busca por soluções inovadoras de embalagens reutilizáveis entre empresas e consumidores (business-to-consumer B2C). Do ponto de vista do produtor, este enfoque permite que materiais de alta qualidade permaneçam em circulação na economia e incentiva inovações sistemáticas em toda a cadeia produtiva as quais podem resultar em redução de custos com logística e produção , enquanto os clientes podem se beneficiar de experiências superiores e personalizadas de consumo, custos reduzidos de aquisição, programas de fidelidade e redução de resíduos domésticos. Em vista disso, este trabalho apresenta o atual estado da arte em pesquisa e desenvolvimento de embalagens reutilizáveis em modelos B2C, com ênfase no mercado de produtos de consumo de alto giro, tomando por base os dados obtidos por meio de revisões da literatura correlata, questionário virtual, entrevistas semiestruturadas com usuários selecionados e levantamentos em bases de dados de premiações em design de embalagem. As principais contribuições deste estudo são: (i) o panorama das possíveis abordagens e modelos de negócio para uma economia circular de embalagens centrada na estratégia de reúso; (ii) o destaque dos potenciais e das dificuldades envolvidas na implementação de tais sistemas, a partir da perspectiva do design; e (iii) a proposta de um quadro sistematizando os principais parâmetros de projeto que podem auxiliar no desenvolvimento de embalagens reutilizáveis em modelos B2C, a fim de orientar designers, profissionais de marketing e tomadores de decisão a chegarem a soluções reutilizáveis adequadas.
Título en inglés
Designing business-to-consumer (B2C) reusable packaging: overview of current practices and planning perspectives in the context of the circular economy
Palabras clave en inglés
Business-to-consumer
Circular economy
Packaging design
Reuse
Resumen en inglés
In the packaging industry, the strategy of reuse is not new, especially in the business-to-business (B2B) market, where pallets, crates and barrels are commonly reused, resulting in significant long-term savings, both in terms of capital and natural resources. However, the ever increasing demand for alternatives to help reduce the problem of single-use packaging has also been encouraging the research for innovative business-to-consumer (B2C) reusable packaging solutions. From the producer's perspective, this approach allows high--quality materials to remain in the economy, and encourages systematic innovations throughout the production chain both of which can result in reduced logistics and production costs while customers, can benefit from superior, personalized consumer experiences, reduced acquisition costs, loyalty programs and reduced household waste. Therefore, this study presents the current state of the art in research and development of reusable packaging in B2C models, focusing on the fast-moving consumer goods market, relying on data obtained by related literature review, opportunistic, semi-structured interviews with users, web survey and research conducted in packaging design award databases. The main contributions of the research are: (i) the overview of possible approaches and business models for a circular economy of packaging centered on the reuse strategy; (ii) the highlighting of the potentials of and difficulties involved in the implementation of such systems, from the design perspective; and (iii) the proposal of a framework systematizing the main design parameters that can assist in the development of reusable packaging in B2C models, in order to guide designers, marketing professionals and decision makers to arrive at suitable reusable solutions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.