• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2004.tde-04022009-105939
Document
Auteur
Nom complet
Marcelina Gorni
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2004
Directeur
Jury
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de (Président)
Farias, Agnaldo Aricê Caldas
Santos, Fábio Lopes de Souza
Titre en portugais
Flávio Império: arquiteto e professor
Mots-clés en portugais
Arquitetura nova
Artes plásticas
Cenografia
Ensino de arquitetura
História da arquitetura
Resumé en portugais
Este trabalho consiste no estudo da atuação do artista e cenógrafo Flávio Império no campo da arquitetura e do ensino de arte e de arquitetura, onde sua contribuição para a historiografia da arquitetura e da arte brasileiras foi ímpar durante os anos 60, 70 e 80. Foram analisadas suas obras arquitetônicas concebidas individualmente e em parceria com os seus amigos, colegas de ensino e de profissão, Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, principalmente durante a década de 60. Foi analisado o trabalho de Império como professor, visando identificar os aspectos de sua participação específica na formação dos futuros profissionais da área de arquitetura, e as naturezas de suas práticas de ensino ligadas às suas experiências em outras áreas de atuação como no teatro. A presente dissertação abrange o estudo da obra arquitetônica de Flávio Império; a relação entre o arquiteto e os outros arquitetos que foram referências para a sua obra, com os quais muitas vezes trabalhou; o estudo de seu trabalho como professor de linguagens visuais; as relações entre a sua produção artística, cenográfica, arquitetônica e a sua atuação acadêmica. O maior objetivo desse estudo foi fazer uma análise comparativa entre a linguagem específica das produções de cenários e figurinos (para teatro), e suas pinturas, serigrafias e gravuras (em artes plásticas), com os seus trabalhos em arquitetura e no ensino de arquitetura. Procuramos demonstrar como sua atuação como arquiteto e professor sempre estiveram ligadas as suas experiências em oficinas de preparação de atores por ele freqüentadas durante suas práticas teatrais, junto aos grupos Arena e Oficina, em suas experimentações com o teatro épico brechtiano (nos anos 60), assim como com o trabalho no Centro de Estudos Macunaíma (já na década de 70), entre outros. Isso foi realizado primeiramente através de uma pesquisa que buscou complementar a base documental dos projetos arquitetônicos dos quais ele participou. Foram realizados também levantamentos de dados referentes às aulas ministradas por ele na FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e em outras instituições de ensino, além da realização de entrevistas com vários de seus ex-alunos e ex-colegas de profissão e ensino.
Titre en anglais
Flávio Império: architect and teacher
Mots-clés en anglais
Architecture teaching
Flávio Império
New architecture
Plastic arts
Scenography
Resumé en anglais
This work consists in the study of the activities of artist and scenographer Flávio Império in the field of architecture and arts and architecture teaching, in which his contribution to Brazilian architecture and arts historiography was unsurpassed during the 60´s, 70´s and 80´s. Both his individually conceived architectonic works and his works developed as the result of a partnership with Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, his friends, teaching and working colleagues, mainly during the sixties decade, have been analyzed. It has also been analyzed Imperio´s work as a teacher, in an attempt to identify aspects of his specific role in the education of future architects, and the nature of his teaching methods, related to his experience in other fields, as Theatre. This dissertation includes the study of Flavio Império´s architectonic works; the relation between him and other architects who were models to him, and with whom he worked several times; the study of his work as a Visual Languages teacher; the relation between his artistic, scenographic and architectonic production and his academic activities. The main objective of these studies was to make a comparative analysis of the language he used in the production of sceneries and costumes (for theater), his paintings, serigraphies and gravures (plastic arts), and his works in architecture and architecture teaching. This aims to show how his activities as architect and teacher have always been connected to his experiences in acting workshops, which he attended during his theater activities in Arena and Oficina groups, to his experiments with Brechtian epic theatre (in the 60´s) and to his work in Centro de Estudos Macunaíma (in the 70´s), among others. This work was developed first by a research which tries to complement the documental basis of the architectonic projects in which he took part. Collection of data related to his classes in FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) and other schools has also been made, along with interviews with many of his former students and teaching and working colleagues.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-02-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.