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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2003.tde-08082003-105705
Document
Auteur
Nom complet
Maria Martina Acosta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2003
Directeur
Jury
Lira, Jose Tavares Correia de (Président)
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Pereira, Margareth Aparecida Campos da Silva
Titre en portugais
Imaginários da modernidade: arquitetura em Santa Fé, 1930-1950
Mots-clés en portugais
arquitetura
imaginários
modernidade
Resumé en portugais
Este texto fala das formas em que uma arquitetura tornou-se um registro do ideario moderno na Santa Fé dos anos trinta. Uma nova arquitetura, ligada tanto à burguesia comercial quanto ao Estado, transforma a imagem da cidade, em constante câmbio desde começos de século XX. Essa arquitetura -moderna- é também um fragmento de um discurso que constrói o imaginário moderno a partir de múltiplas imagens. O que está sendo colocado por essa cultura dos trinta é a própria identidade, a história, o futuro. Assim, é preciso discutir não apenas esses objetos arquitetônicos mas a própria construção da história. Portanto, o texto percorre os conceitos de história, de modernidade, situando-se no campo historiográfico, traçando as perguntas de nossa cultura latinoamericana, mas também aquelas que nos colocam em relação com nosso passado europeu. A análise de arquitetura moderna numa cidade do interior do país na década de trinta se desenvolve tentando abranger uma complexidade que vai além do objeto arquitetônico, procurando dar conta de uma lógica já passada, dos atores e suas instituições, reconstruindo a relação entre modos de produção, pressupostos teóricos, práticas arquitetônicas e formas resultantes. Quer dizer, traçando as relações no campo de discurso da produção arquitetônica, discutindo um episódio da modernidade.
Titre en anglais
Modernity imaginaries: architecture at Santa Fé, 1930-1950
Mots-clés en anglais
architecture
imaginary
nowadays
Resumé en anglais
This text talks about forms which a new architecture turns a register of the modern notion at Santa Fé in the 1930s. A new architecture, linked at commercial bourgeoisie as soon as Estate, transforms city image, in constant change since 1900. This -modern- architecture is too a fragment of a discourse that builds modern notion starting from many images. That culture of 1930 is discussing its own identity, history, future. Them, it is necessary to discuss not only architectural objects, but the construction of a history idea. Therefore, the text looks over history and modernity concepts, working in historiographic field, making tje questions of our Latin-American culture, but making too the others which place us in relation our European past. The analysis of modern architecture at little city of the country during the 1930s develops trying to embrace a complexity which goes beyond architectural object, accounting a past logic, actors and institutions, constructing the relation between production forms, theoretical presuppositions, architectonic practices, and form. That is, tracing relations into architectural production discourse field, discussing an episode of modernity.
 
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Date de Publication
2003-10-17
 
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