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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2010.tde-10062010-101707
Document
Auteur
Nom complet
Natália de Souza Correia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2010
Directeur
Jury
Bueno, Benedito de Souza (Président)
Fabbri, Glauco Túlio Pessa
Lodi, Paulo César
Titre en portugais
Comportamento de geotêxteis não tecidos impregnados com emulsão asfáltica usados como sistema anti-reflexão de trincas
Mots-clés en portugais
Emulsão asfáltica
Geotêxteis
Reforço de capa asfáltica
Resumé en portugais
O uso de geossintéticos em rodovias tem recebido considerável atenção nas últimas décadas. A utilização de materiais alternativos na reabilitação de pavimentos flexíveis, utilizando sistemas anti-reflexão de trincas, tem se destacado entre pesquisas acerca deste tema. A experiência internacional mostra que o uso de geotêxteis não tecidos, aliados ao ligante asfáltico, tem demonstrado bom desempenho em obras de restauração de pavimentos. No entanto, o sucesso desta técnica depende diretamente do entendimento do comportamento dos geotêxteis quando impregnados com asfalto. Neste contexto, este estudo avaliou diferentes geotêxteis não tecidos frequentemente utilizados em sistemas anti-reflexão de trincas, enfatizando o ganho de rigidez à tração e a redução da permeabilidade destes materiais após a impregnação com o ligante asfáltico. Amostras de geotêxteis não tecidos de poliéster e polipropileno foram impregnadas com emulsão asfáltica catiônica de ruptura rápida. Ensaios de tração foram realizados de acordo com a ABNT - NBR 12824/93 e os ensaios de transmissão de vapor d'água foram conduzidos conforme as especificações da ASTM - E96M/05. Os resultados dos ensaios de tração em geotêxteis impregnados mostraram um aumento significativo dos valores de rigidez à tração para os níveis de deformação analisados. Resultados revelaram também um elevado aumento nos valores de rigidez à tração para níveis de deformação da ordem de 0,03%. Ensaios de transmissão de vapor d'água demonstraram que a emulsão asfáltica aplicada sobre os geotêxteis permite uma drástica redução nos valores de permeabilidade normal do material, podendo transformar este sistema em uma barreira impermeável.
Titre en anglais
Behavior of nonwoven geotextiles impregnated with asphalt emulsion used in anti-reflective cracking systems
Mots-clés en anglais
Asphalt emulsion
Geotextiles
Rehabilitation of pavements
Resumé en anglais
The use of geosynthetics in roadway systems has received considerable attention over the past decades. Paving fabrics have been used for rehabilitation of pavements to reduce propagation of cracks and to extend pavement life. In addition, the success of this technique depends directly on the understanding of the geotextiles behavior when impregnated with asphalt. I this sense, this study evaluated different nonwoven geotextiles frequently used in the anti-reflective cracking systems, focusing on initial stiffness gain and permeability reduction. Virgin and impregnated specimens of polyester and polypropylene nonwoven geotextiles were used. Cationic rapid setting emulsified asphalt (CRS) was used as asphalt binder. Wide-width tensile tests were performed in accordance with ABNT - NBR 12824/93 and water vapor transmission tests (WVT) were performed according to ASTM E96M/05. The results of tensile tests on impregnated geotextiles showed significantly increase in tensile stiffness values. Results also showed high increase in stiffness values at strain levels less than 0.03% and decrease on stiffness gains with the increase of strains. Water vapor transmission tests demonstrated that cationic asphalt emulsion applied on nonwoven geotextiles allows a drastic reduction in permeability values and may turn this system in a low permeability barrier.
 
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dissertacao.pdf (5.76 Mbytes)
Date de Publication
2010-07-06
 
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