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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2006.tde-08032007-113530
Document
Auteur
Nom complet
Cristiane Lionço Zeferino
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2006
Directeur
Jury
Costa, Geraldo Roberto Martins da (Président)
Asada, Eduardo Nobuhiro
Costa, Vivaldo Fernando da
Titre en portugais
Estudo do máximo carregamento em sistemas de energia elétrica via método da barreira modificada
Mots-clés en portugais
Colapso de tensão
Máximo carregamento
Método da função Lagrangiana barreira modificada
Resumé en portugais
Nesta dissertação é aplicado o método da função Lagrangiana barreira modificada (FLBM), uma variante do método de pontos interiores, para determinação do máximo carregamento em sistemas de energia elétrica. A formulação do problema tem como restrições de igualdade as equações de balanço de potência do sistema, em sua forma parametrizada, e como restrições de desigualdade os limites de tensões nas barras e os limites de geração de potência reativa nas barras com controle de reativo. Os resultados encontrados com a técnica de otimização estática utilizada neste estudo são confrontados com os resultados obtidos com o método primal-dual barreira logarítmica. Para realização dos testes de desempenho da metodologia proposta, utilizou-se como padrão os sistemas do IEEE de 14, 57 e 118 barras. Os testes demonstraram a robustez e a eficiência do algoritmo proposto.
Titre en anglais
Study of the maximum loadability on power systems via modified barrier method
Mots-clés en anglais
Maximum loadability
Modified barrier Lagrangian function method
Voltage collapse
Resumé en anglais
In this work the modified barrier Lagrangian function (MBLF) method, a variant of the interior point method. The formulation of the problem will have as constraints of equality the power system swinging equations, in a parametrized form, and as inequality constraints the voltage limits in the buses and the reactive generation limits in the buses with reactive control. The results found with the static optimization technique used in this study are confronted with the results obtained with the primal-dual barrier logarithmic method. The performance of the method is illustrated using as pattern the systems IEEE 14, 57 and 118 bars. The tests demonstrated the robustness and the efficiency of the proposed algorithm.
 
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Cristiane.pdf (548.82 Kbytes)
Date de Publication
2007-04-26
 
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