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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-23012018-140652
Document
Author
Full name
Evandro Boldarini Couto
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 1996
Supervisor
Committee
Aguiar, Manoel Luis de (President)
Gonzaga, Diógenes Pereira
Kaiser, Walter
Title in Portuguese
Identificação paramétrica de um motor de indução trifásico através de ensaio degrau em corrente contínua
Keywords in Portuguese
Efeito pelicular
Estimação de parâmetros
Motor de indução
Abstract in Portuguese
O presente trabalho investiga um procedimento de identificação paramétrica de um motor de indução trifásico com rotor em gaiola de esquilo. O ponto central do trabalho concentra-se na obtenção dos parâmetros elétricos do motor, baseado na análise de um ensaio de excitação tipo degrau aplicado nos enrolamentos de estator. Através da obtenção analítica do comportamento transitório da corrente do ensaio em degrau, são propostos alguns procedimentos para a obtenção dos parâmetros elétricos, baseado no método dos mínimos quadrados e em métodos numéricos de interpolação de curvas. O ensaio clássico de desaceleração também é investigado com o objetivo de se obter os parâmetros mecânicos. Neste caso, foram empregadas técnicas de interpolação de curvas. A validação dos métodos e dos parâmetros obtidos é feita com base em comparações de simulações e dados reais de ensaios do motor, onde discute-se a influência do Efeito Pelicular sobre determinados parâmetros elétricos do mesmo.
Title in English
not available
Keywords in English
not available
Abstract in English
This work deals with a method to identify the parameters of a three-phase-squirrel-cage induction-motor. The identification of the electrical parameters is based on analysis of the motor response to a input voltage step applied to the stator windings. The least square method and the interpolation methods (Gauss-Newton and Simplex of Nelder-Mead), are applied to obtain the electrical motor parameters. The mechanical parameters values are derived from the deceleration curve coefficients. The validation of all the methods and parameters is performed by comparing simulated and real data of the free acceleration response. Moreover this thesis discusses the influence of the Skin Effect in some electrical motor parameters.
 
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Publishing Date
2018-01-24
 
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