• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2016.tde-25072016-150842
Documento
Autor
Nome completo
Jorge Sebastião Canova
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2002
Orientador
Banca examinadora
Altafim, Ruy Alberto Corrêa (Presidente)
Augusto, Oscar Brito
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Título em português
Desenvolvimento e implementação de um modelo para disciplinas introdutórias em engenharia elétrica
Palavras-chave em português
Disciplina introdutória
Educação em engenharia
Reestruturação de disciplina
Resumo em português
Neste trabalho são apresentadas o desenvolvimento e a implementação de um modelo para disciplinas introdutórias em engenharia elétrica fundamentadas em duas partes básicas. A primeira parte refere-se a um estudo pedagógico, no qual foram estudados alguns conceitos básicos de pedagogia, teorias de aprendizagem, vantagens de aprendizagem cooperativa, estilos de aprendizagem e ensino e cuidados a serem considerados ao elaborar-se uma disciplina. A segunda parte refere-se a um estudo sobre a experiência de outros educadores em disciplinas introdutórias, verificando-se as principais características, o conteúdo, os recursos utilizados, as pessoas envolvidas e os resultados alcançados com estas disciplinas. A partir destes estudos foi proposto um modelo para uma disciplina introdutória em engenharia elétrica, com o objetivo de motivar e preparar o calouro para o curso de engenharia, o mercado de trabalho e a sociedade, dentro do atual mundo globalizado. Um exemplo de implementação do modelo proposto foi a reestruturação da disciplina introdutória SEL-300 - Informação profissional em engenharia elétrica, do curso de engenharia elétrica da EESC - Escola de Engenharia de São Carlos, da USP - Universidade de São Paulo. Os resultados obtidos com esta experiência indicaram ser um modelo adequado para uma disciplina introdutória. Detalhes como conteúdo, recursos utilizados, pessoas envolvidas e resultados deste exemplo também são apresentados.
Título em inglês
A model for introductory electrical engineering disciplines: design and implementation
Palavras-chave em inglês
Discipline restructuring
Education in engineering
Introductory discipline
Resumo em inglês
In this work we present the design and implementation of a model for electrical engineering introductory disciplines based on two basic parts. First one refers to a pedagogical study, in which some pedagogy basic concepts were studied, learning theories, cooperative learning advantages, learning and teaching styles and care in discipline preparation. Second refers to a study over other educators experience in introductory disciplines, checking for its main characteristics, the contents, used resources, people involved and obtained results. From these studies a model for introductory disciplines in electrical engineering was proposed, with the objective of motivating and preparing the new student for the engineering course, professional work and society considering the modern globalization. One example of proposed model was the implementation of SEL-300 introductory discipline structure - professional information in electrical engineering, from electrical engineering course of Escola de Engenharia de São Carlos, University of São Paulo. Obtained results from this experience indicated the model to be adequate for introductory disciplines. Details as contents, used resources, involved people and this example results are presented.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-07-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.