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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-25042018-115223
Document
Auteur
Nom complet
Maria Cristina Vidigal de Lima
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1995
Directeur
Jury
El Debs, Mounir Khalil (Président)
Machado Junior, Eloy Ferraz
Palermo Junior, Leandro
Titre en portugais
Instabilidade lateral das vigas pré-moldadas em regime de serviço e durante a fase transitória
Mots-clés en portugais
Instabilidade lateral
Vigas pré-moldadas
Resumé en portugais
Este trabalho aborda o estudo da instabilidade lateral das vigas pré-moldadas durante o regime de serviço e durante a fase transitória. Na fase de serviço inclui os casos de apoios indeformáveis e deformáveis à torção. Para a fase transitória, o cálculo da carga crítica é desenvolvido para as diversas disposições dos cabos de içamento. O estudo do equilíbrio no espaço é realizado a partir da resolução das equações diferenciais regentes da instabilidade elástica. A resolução do sistema diferencial composto pelas equações acopladas da flexão lateral e da torção é realizada por vários métodos, incluindo o desenvolvimento e automatização do método numérico de Runge-Kutta, para algumas seções típicas. Apresentam-se ainda os procedimentos empíricos encontrados na literatura técnica, baseados em ensaios experimentais, para o cálculo dos fatores de segurança. Os resultados dos exemplos numéricos mostram que as situações de serviço não são, em geral críticas, ao contrário da fase transitória. Os exemplos mostram ainda que a suspensão com balanços é uma forma de diminuir os problemas de instabilidade lateral desta fase.
Titre en anglais
not available
Mots-clés en anglais
Lateral instability
Precast beams
Resumé en anglais
This work deals with the lateral stability of precast beams on service and during intermediate phase - handling and transportation. At service phase it is considered rigid and semi-rigid connections with torsion deformation. At handling phase, the critical load is evaluated for several positions of lifting cables. The study of the equilibrium conditions is done with the solution of the differential equation of elastic instability problem. The solution of flexural and torsional coupled equation is gotten by use of some methods, including the one developed and authomatized from the application of Runge-Kutta method, for certain sections. Empirical procedures are presented based on experimental tests, found in technical papers to compute fators of safety. The results of numerical examples show that the service situations are not generally critical, unlike the intermediate situations. The results show also that a possible way to avoid this problem is with the use of lifting points with a distance from the ends.
 
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Date de Publication
2018-04-25
 
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