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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2000.tde-29052006-165910
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Lizi de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Pinheiro, Libanio Miranda (Presidente)
Balbo, Jose Tadeu
Hanai, Joao Bento de
Título em português
Projeto estrutural de pavimentos rodoviários e de pisos industriais de concreto
Palavras-chave em português
pavimentação
pavimento
pavimento de concreto
pavimento rígido
Resumo em português
Neste trabalho são estudados os principais parâmetros do projeto estrutural de pavimentos rodoviários e de pisos industriais de concreto. Faz-se um levantamento bibliográfico, apresentando as características estruturais de diversos tipos de pavimentos rígidos. São discutidas as ações diretas e as indiretas em pavimentos de concreto e analisadas as formas de consideração das forças aplicadas. São apresentados modelos para representação da fundação, do pavimento e dos materiais. É feito um resumo da teoria de Westergaard, para determinação de tensões devidas ao tráfego, e da teoria de Bradbury, para determinação de tensões devidas ao empenamento. O comportamento dos pavimentos rígidos sob diversas configurações de carregamento são analisadas com auxílio de software com base no método dos elementos finitos. Apresentam-se os métodos indicados pelo DNER para determinação da espessura de pavimentos de concreto simples. São discutidas equações para determinação da área de aço para combate à retração e desenvolvido um procedimento para dimensionamento da armadura de flexão, com base na revisão da NB-1. São analisados os mecanismos de formação de fissuras e a importância das juntas. São apresentadas equações para dimensionamento das barras de transferência e das barras de ligação e analisada a influência da eficiência da junta nos esforços das placas. São desenvolvidos exemplos numéricos sobre dimensionamento de pavimentos de concreto simples e de concreto armado, e sobre detalhamento das juntas
Título em inglês
Structural design of highway and industrial floors concrete pavements
Palavras-chave em inglês
concrete pavement
pavement
rigid pavement
Resumo em inglês
In this work are studied the main parameters of the structural project of concrete highway and industrial pavements. A bibliographical rising is made presenting the structural characteristics of several types of rigid pavements. Direct and indirect actions in the concrete pavements are discussed and the procedures of load consideration are analyzed. Models for represent the foundation, the pavement and the materials are showed. A summary of Westergaard’s theory for determination of stresses owed to the traffic and of Bradbury’s theory for determination of stresses owed to the curling is presented. The behavior of rigid pavements under several loading configurations is analyzed, with a software based on finite elements method. The thickness design methods for concrete pavement indicated by DNER are presented and discussed. The equation for determination of shrinkage reinforcement is showed and a procedure for design of positive steel is developed, based on the brazilian code. The cracking mechanism and the importance of joints are analyzed. Design equations for dowels and tie bars are studied. Numeric design examples are developed for plain concrete pavements, for reinforced concrete pavement, and for design of the joints
 
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Data de Publicação
2006-05-30
 
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