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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1999.tde-13062024-115925
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Soto Pau
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1999
Director
Tribunal
Santos, Antonio Moreira dos (Presidente)
Milioli, Fernando Eduardo
Silva, Fabio Moreira da
Título en portugués
Análise do desempenho de motores de combustão interna alimentados com mistura álcool-gasolina
Palabras clave en portugués
combustão
combustível para motores
detonação
mistura gasolina e etanol
Resumen en portugués
O combustível ideal para motores de ignição por centelha deve apresentar elevado índice de octano e elevado poder calorífico. Estas duas qualidades estão presentes no metano, combustível que normalmente se apresenta na fase gasosa nas condiçõesambiente, com baixa densidade, que dificulta o seu uso em lugares distantes de seu ponto de fornecimento. O etanol é um combustível líquido, em condições ambiente, que apresenta elevado índice de octano e baixo poder calorífico. A gasolinaapresenta elevado poder calorífico e baixo índice de octano. Este trabalho foi realizado visando aplicar misturas álcool-gasolina principalmente em situações onde o fornecimento da gasolina e de álcool é possível, mas com disponibilidadeslimitadas. O combustível usado é uma mistura de 50%, em volume de etanol hidratado, e 50% de gasolina fornecida nos postos brasileiros, a qual continha 22% de etanol anidro. Esta mistura proporcionou um combustível com poder calorífico e índice de octano intermediários. Realizou-se ensaios dinamométricos objetivando correlacionar os pontos de potência, momento de força e rendimento máximo com os parâmetros que governam esses fatores. Foram utilizados dois motores similares, porém comtaxas de compressão diferentes. Avaliou-se a influência da taxa de compressão, da razão ar-combustível, da carga de alimentação, da temperatura de refrigeração e do ponto de ignição no desempenho do motor. Todo o desenvolvimento prático foiamparado por um estudo teórico das transformações enérgicas processadas na câmara de combustão de motores de ignição por centelha. Obteve-se dados paramétricos que permitem ajustar um motor para uso da mistura que, na maioria dos regimes defuncionamento, terá um desempenho superior aos dois motores à álcool e à gasolina tomados como base. Isto é possível explorando-se as qualidades desejáveis de um combustível para uso em motores de ignição por centelha
Título en inglés
Analysis of the peformance of internal combustion engines using an alcohol-gasoline blend
Palabras clave en inglés
combustion
detonation
gasoline and ethanol blend
internal combustion engine
Resumen en inglés
The ideal fuel for spark ignition engines should present high octane and high calorific values. These two qualities are present in methane, which in natural form is gaseous, with low density, making difficult use in localities distant from the point of distribution. Bthanol is a liquid fuel in atmosferic conditions, that presents a high octane level and low calorific value. Gasoline presents a high calorific value and low octane level. This work was performed with a view to applications mainly where the distribution of gasoline and alcohol is possible, but is severely limited. The fuel used is a misture of 50 % in volume of hidrated ethanol and 50 % gasoline supplied in brazilian petrol stations, which contains 22 % anhydric ethanol This mixture results in a fuel with intermediate calorific value and octane level. Dynamometric tests were performed with the objetive of correlating power, torque and maximum efficiency with the parameters that govern these factors. Two similar engines were used, however with different compression ratios. The influence on engine performance of compression ratio, air to fuel ratio, fuel feed, refrigeration tempereture and ingnition point were evaluated. The experimental developement was supported by theorical study of the energy transfer process within the combustion chamber of the spark ignition engines. Parametric data were abtained that permitted the adjustment of the engines for the use of a mixture which, in the majority of the running regimes, resulted in a superior performance compared to those that of alcohol and gasoline engines used as 2 base. This is possible if the desired qualities of a fuel for use in spark ignition engines are explored.T
 
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Fecha de Publicación
2024-06-13
 
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