• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Valente Feitosa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1998
Director
Tribunal
Santos, Antonio Moreira dos (Presidente)
Silva, Fabio Moreira da
Venanzi, Duilio
Título en portugués
Estudo da partida a frio em motores movidos a etanol
Palabras clave en portugués
etanol
fração de combustível vaporizado
motores de combustão interna
partida a frio
Resumen en portugués
Os problemas de partida a frio em motores movidos a etanol estão diretamente relacionados à baixa formação de vapores até o instante da liberação da centelha. Vários fatores influenciam esta baixa vaporização. Pelo estudo de parte da bibliografia publicada nos últimos 20 anos, verificou-se que o calor latente de vaporização do combustível é o fator mais importante no processo. A partir desta constatação, foi desenvolvido um modelo que prevê a fração de combustível vaporizado instantaneamente no interior do cilindro, a partir do conhecimento das diferenças de pressões observadas entre as condições de mistura formada apenas por ar, e mistura formada por ar e combustível. Foi também realizada a modelagem e simulação do processo de compressão de ar, considerando-se perdas de calor e massa dos gases contidos no interior do cilindro. As medições realizadas para uma temperatura ambiente de 15ºC indicaram que a fração de combustível vaporizado no interior do cilindro era insuficiente para a ignição da mistura, resultado comprovado no laboratório e previsto com bastante precisão pela simulação do processo. Como meio de realizar testes a baixas temperaturas, uma bancada experimental e câmara climatizada foram projetadas, para possibilitar testes de partida a frio para temperaturas de até - 10ºC
Título en inglés
Cola start analysis in ethanol fueled engines
Palabras clave en inglés
cold start
ethanol
fraction of vaporized füel
internal combustion engines
Resumen en inglés
Cold start problems in ethanol fueled engines are directly related to the low formation of vapors at the instant of the spark liberation. Several factorsinfluence this lower vaporization. Even so, for the study ofthe bibliography published in the last 20 years, it was verified that the latent heat of vaporization of the fuel is the most important factor in the process. From this verification, a model was developed which predicts the fraction of fuel vaporized instantly inside the cylinder, from the given differences in pressures observed among the mixture conditions just formed by air and by air and fuel. It was also modeled and simulated the process of air compression, being considered the heat and mass losses by the gases contained inside the cylinder. The mensurations accomplished for an ambient temperature of 15°C indicated that the fraction of vaporized fuel inside the cylinder was insufficient for the ignition of the mixture, result checked in the laboratory and predicted with precision by the simulation of the process. To accomplish tests under low temperatures, an experimental apparatus and an acclimatized chamber was projected, in order to facilitate cold start tests in temperatures up to -10°C.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-06-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.