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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1998.tde-17062024-121659
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Carlos de Oliveira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Canale, Antonio Carlos (Presidente)
Fonseca, Braulio Junqueira da
Widmer, Joao Alexandre
Título em português
Desempenho na freagem de veículos combinados do tipo cavalo-mecânico e semi-reboque com válvulas ALB
Palavras-chave em português
cavalo-mecânico
desempenho
estabilidade
freio
segurança
semi-reboque
Resumo em português
O desempenho na freagem do cavalo-mecânico e semi-reboque com as válvulas ALB (Automatic Load-sensitive Braking-force metering), é avaliado após a determinação do modelo matemático utilizado pelo programa computacional desenvolvido, o que possibilita simular a aplicação dos freios de serviço do veículo-exemplo em regime permanente e retilíneo. O veículo estudado é de grande utilização nas rodovias brasileiras, equipado com freios a tambor com comando por came-S e acionamento pneumático. As válvulas ALB introduzidas no circuito de freios e serviços, são acionadas através da deflexão da suspensão do eixo traseiro do cavalo-mecânico, variando a proporção da pressão total liberada aos cilindros de freios do(s) eixo(s) controlado(s) conforme o carregamento do semi-reboque, atuando também durante a desaceleração através da variação das forças normais. Calcula-se então o desempenho na freagem do veículo-exemplo considerando a eficiência, espaço percorrido, desacelaração e a seqüência de travamento dos eixos. Os resultados obtidos para várias condições de carregamento são comparados considerando a utilização das válvulas ALB, verificando significativa melhora no equilíbrio das forças de freagem e na estabilidade do veículo combinado, satisfazendo requisitos da legislação européia sobre freios que deverá ser implantada nos países que integram o MERCOSUL
Título em inglês
Braking performance of tractor-semi-trailer-kind combined vehicles with ALB valves
Palavras-chave em inglês
brake
performance
safety
semi-trailer
stability
tractor
Resumo em inglês
Braking performance of tractor-semi-trailer-kind combined vehicles with ALB valves starts with the mathematical modelling that makes possible the determination of its . performance on a permanent rectilinear regime. For the equation, the most used model on Brazilian roads, equipped with drum brakes activated by S-cam and pneumatic triggering is used. It is introduced in the program computational the application of special valves on the brakes circuit which, preferably installed on the tractors rear axle and activated by suspension deflection, vary the proportion of total pressure send to the brake cylinders of the controlled axle depending on the semi-trailers loading, acting also during the braking process. The performance of the example vehicles is the calculated considering the efficiency, stopping distance and the axis locking sequence, noticing the appearance of unstable movements. The results obtained from several conditions of loading are compared considering the using of loading sensitive valves, observing significant improvement on the equilibrium of the braking forces and on the combined vehicles stability, satisfying requirements of the brake legislation that may be adopted by the countries that integrate MERCOSUL.
 
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Data de Publicação
2024-06-17
 
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