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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.1999.tde-18062024-120225
Documento
Autor
Nome completo
Manoel Fernando Martins
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1999
Orientador
Banca examinadora
Goncalves Filho, Eduardo Vila (Presidente)
Amato Neto, João
Belhot, Renato Vairo
Colenci Junior, Alfredo
Takahashi, Sérgio
Título em português
Análise da função suprimentos nas empresas de manufatura : o caso das empresas da indústria de linha branca
Palavras-chave em português
fornecedores
gestão de suprimentos
modelo de gestão de suprimentos
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é analisar, dentro da nova ordem econômica mundial e nacional, os fatores que afetam a gestão suprimentos nas empresas do setor da linha branca e propor um modelo de referência para a estruturação desta função nasempresas. Para a realização do trabalho foi realizado um estudo de casos envolvendo nove empresas. Esses estudos forneceram subsídios que permitem apontar para as seguintes conclusões : a. A gestão de suprimentos influencia o desempenho daempresa, pois gerencia um alto volume de recursos. As empresas do setor da linha branca estão, atualmente, praticando a desintegração vertical. O ritmo desse processo diminuiu nestes últimos anos devido aos investimentos, de grande monta, que osfornecedores deveriam fazer. b. A gestão de suprimentos não apresenta uma orientação estratégica formal. Centra suas atividades nas funções básicas, que se resumem ao apoio das atividades de manufatura. O relacionamento com os fornecedores temsido marcado pela pressão de redução de preços. As iniciativas tomadas junto aos fornecedores são ocasionais e circunstanciais. c. A tendência para o futuro é intensificar a concorrência entre as cadeias de suprimentos, onde o serviço ao clienteserá considerado como fator diferenciador. Serão adotadas metodologias e ferramentas orientadas para este novo objetivo, consequentemente, nesta nova ordem, deverá ocorrer maior aproximação entre clientes e fornecedores. d. Assim, para o futuro,a gestão de suprimentos deverá desempenhar um papel fundamental para as empresas. O modelo proposto serve como referência para estruturar esta função que, conforme observado nas empresas do setor da linha branca, não adotam uma estratégia formal
Título em inglês
.
Palavras-chave em inglês
management of supplies
model for management of supplies
supplies
Resumo em inglês
The aim of this study is to analyze, within the new economical order worldwide and also national, the factors which affect the suppiies conduct in the companies of the white line products sector and propose a reference model for the structuring of this function in the companies. To the accomplishment of this work, a study of cases involving nine companies was made. This study provided data, which allow us to reach these conclusions: a) The supplies conduct influences the fulfillment of the company, because it manages a great amount of resources. The companies of the white line products sector are, nowadays, practicing the vertical disintegration. The rhythm of this process decreased in the last years due to the high investments that the suppliers had to do;b) The supplies conduct doesn't show a formal strategic orientation. It centers its activities in its basic functions, which are not other than the support of the manufacture activities. The pressure for price reduction has marked the relationship with the suppliers. The attitudes carried out with the suppliers are occasional and circumstantial; c) The tendency for the future is to intensify the competition among the suppliers chain, where the service to the customer will be considered a factor to make the difference. Methodologies and tools oriented to this new objective will be adopted, consequently, in this new order, a closer relationship between customers and suppliers shall occur; d) Therefore, for the future, the supplies conduct must play a fundamental role for the companies. The propesed model serves as a reference to structure this function which, according to what was observed in the companies of the white line products sector, do not adopt a formal strategy.
 
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Data de Publicação
2024-06-18
 
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